MasterChef Profissionais: a arte da comida e o duelo dos ingredientes
Hoje, o MasterChef vai literalmente ao museu. Os oito participantes ainda na disputa vão visitar o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, conhecido pela sigla MAC. A missão é fazer comida que se parece com obra de arte em cima de uma mesa sem prato, que funcionará como uma tela. + Minha […]
Hoje, o MasterChef vai literalmente ao museu. Os oito participantes ainda na disputa vão visitar o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, conhecido pela sigla MAC. A missão é fazer comida que se parece com obra de arte em cima de uma mesa sem prato, que funcionará como uma tela.
+ Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados
Os profissionais da cozinha estarão divididos em quatro duplas. Para avaliar o desempenho deles foram convidados alguns nomes cintilantes das artes plásticas: Alex Flemming, Ana Elisa Egreja, Antonio Peticov, Fabio Miguez, Israel Macedo, Leda Catunda, Nina Pandolfo, Nino Cais e Rodrigo Andrade.
Cada dupla deverá apresentar uma mesa, com conceito artístico com uma novidade. Desta vez, o visual será tão importante quanto o sabor. É quase um retorno à proposta da nouvelle cuisine de pintar com ingredientes da horta.
Não é a primeira que a comida vai para uma exposição e nem será a última. Um dos mais famosos chefs a ser convidados para uma exibição foi justamente o catalão Ferran Adrià. No auge do sucesso, ele participou da Documenta, uma das mais importantes mostras de arte contemporânea, realizada na cidade alemã de Kassel.
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=pdo_p4t5dIs?feature=oembed&w=500&h=281%5D
Embora o el Bulli, de Adrià, fosse um fenômeno, o chef resolveu fechá-lo em e serviu a derradeira refeição em 30 de julho de 2011, também a chamada última ceia. Adrià, hoje à frente da fundação de pesquisa culinária Alicia, teve vários rótulos colados à sua culinária, entre eles desconstrução, molecular, futurista e tecnoemocional. O documentário produzido a partir da participação de Adrià na Documenta, você assiste clicando acima.
Participei de um programa Roda Viva, na TV Cultura, como um dos entrevistadores de Adrià. O trechos mais relevantes de nossa conversa você pode conferir clicando aqui.
Finalmente, quatro competidores vão se enfrentar no estúdio diante apenas dos juradões Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Henrique Fogaça (Sal Gastronomia, Jamile, Admiral’s Place e Cão Véio) e Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife). Será quase um repente, na forma de um desafio. Dois participantes concorrerão com carne de avestruz. Os outros dois terão de preparar rã. De cada uma dessas duplas sairá um perdedor.
Os que tiverem o pior resultado nessa prova vão para o duelo final: preparar ostra. Pelo que sei, só não vale ao natural com sal, limão e pimenta. Quem será engolido pelo molusco?
Caderno de receitas:
+ Dadinhos de tapioca, do Mocotó
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É bico!
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.
Conheça os participantes e escolha para quem vai torcer:
#gallery-2 {
margin: auto;
}
#gallery-2 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-2 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-2 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */