MasterChef: menu brasileiro do chef Alex Atala
O programa desta terça (24) começa quente. Dividido em dois grupos, o vermelho, liderado por Vanessa, e o azul, sob as ordens de Pedro, participam de uma prova coletiva. O cenário não deixa de assustar os concorrentes: é o restaurante Dalva e Dito, de cozinha brasileira, digamos mais clássica, de ninguém menos que o chef […]
O programa desta terça (24) começa quente. Dividido em dois grupos, o vermelho, liderado por Vanessa, e o azul, sob as ordens de Pedro, participam de uma prova coletiva. O cenário não deixa de assustar os concorrentes: é o restaurante Dalva e Dito, de cozinha brasileira, digamos mais clássica, de ninguém menos que o chef Alex Atala.
+ Minha avaliação dos restaurantes dos MasterJurados
A missão é reproduzir um menu completo, da entrada à sobremesa. Os pratos, você pode conferir na foto do cardápio distribuída pela produção do MasterChef. Há sempre duas escolhas. O polvo e o caldinho de feijão são as entradas, o pirarucu na chapa com vinagrete de castanha–do–pará mais o chamado ratatouille do sertão e o macarrão com feijão e linguiça são os pratos principais, e, de sobremesa, há pudim de leite e cuscuz de tapioca com morango fresco.
Para facilitar a vida dos competidores, eles participarão de uma aula ministrada pelo chef Elton Júnior, titular dessa casa de Atala. Nesse encontro, que ocorrerá previamente na cozinha do estúdio, os dois grupos terão aulas para aprender como fazer cada uma das receitas. Parece moleza, não? Só que não. Infelizmente não será tão fácil assim passar pelo trio de jurados e pelos convidados para a refeição especial.
Usar fogões desconhecidos pela primeira vez, por exemplo, não é nada fácil. Os participantes, sob as ordens de Jacquin, sentirão de verdade o que isso pode acarretar – um stress só quando um dos pratos começa a ser devolvido.
Será que conto a trapalhada mais grave? Vamos lá: será um tal de o pirarucu voltar para a cozinha com reclamações… Bate um desespero geral.
+ Renata Braune fecha o La Reina
Durante o episódio, ficaremos sabendo que um dos líderes – lembrando Vanessa e Pedro – não tem a mínima vocação para o comando.A equipe vitimada pelo paladar dos convidados terá uma prova inédita até agora na versão brasileira do MasterChef: trabalhar com pão. Nas bancadas oficiais, terão de preparar o próprio pão e um sanduíche com ele.
+ Restaurante de Salvatore Loi é inaugurado
Um desastre está por vir. Fazer pão é tão difícil quanto preparar doces, o terror do reality culinário – muita gente se deu mal nas provas de confeitaria. Além de fazer a massa, deixar fermentar e levar ao forno para assar, será necessário ainda criar um sanduíche. Tudo isso em uma hora e meia. Já posso adiantar que haverá hambúrguer sem sal e um de presunto cru enrolado com figo e cebola caramelados.
+ Restaurante de Salvatore Loi é inaugurado
Sem conter as lágrimas, quem deixou o MasterChef na semana passada foi Lívia. Ela errou ao preparar o peixe pedido — um robalo — servido completamente cru. Conseguiu errar mais do que o Aluísio, que também enfrentou paredão final dos trio de jurados.
Conheça os participantes e escolha para quem vai torcer:
#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */
Caderno de receitas:
+ Il vero fettuccine Alfredo di Roma
+ Tiramisu original. É bico!
+ Petit gâteau, do chef Erick Jacquin
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível saber as novidades pelo Twitter e pelo Instagram.