Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

‘MasterChef’ estreia nona temporada em novo estúdio

Apresentado por Ana Paula Padrão, o reality reúne os jurados Helena Rizzo, Erick Jacquin e Henrique Fogaça para avaliar amadores a partir desta terça (17)

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
13 Maio 2022, 06h00
Jurados e apresentadora do Masterchef Brasil na gravação do programa
Gravação: Helena elabora receita inspirada na culinária indígena no programa (Melissa Haidar/Reprodução)
Continua após publicidade

Na noite da terça (17) estreia a nona temporada do MasterChef Brasil. A competição culinária mais comentada da TV no país reúne dezesseis amadores sob o crivo dos jurados Helena Rizzo, Erick Jacquin e Henrique Fogaça mais a apresentadora Ana Paula Padrão. Sim, as batalhas voltam com tudo no formato original.

“Todos os competidores estão confinados em um hotel. A pandemia não acabou. Preferi ser conservadora e não expor ninguém”, explica a diretora Marisa Mestiço, que usou o recurso uma vez anteriormente. Outra novidade está na mudança de endereço.

+ Paola Carosella terá Arturito quase quatro vezes maior em novo endereço

Com a chegada de Fausto Silva à Band, o reality de culinária passou a ser gravado nos estúdios tombados da Vera Cruz, inaugurados em São Bernardo do Campo em 1949 e reformados em apenas cinquenta dias para receber a produção. Até a última terça (10), já havia sete dos dezessete episódios finalizados.

Continua após a publicidade

Nos três primeiros programas, o público poderá assistir a uma prova de cada jurado. Não chega a ser uma proposta inédita, já que se adotou esse estratagema anteriormente. A novidade é que essas demonstrações feitas pelos chefs serão sequenciais. “Funciona como um cartão de boas-vindas. Os jurados chegam surpreendendo os participantes”, contam a diretora Marisa Mestiço e seu braço direito, Eduardo Accioly.

Tudo começará com um susto pregado por Jacquin. Ele vai ensinar o preparo de uma caça muito cobiçada na França: o coelho na versão ao molho de mostarda. Parece simples? Não é bem assim, já que se trata de MasterChef.

+ Evento sobre vinhos e cachaças tem como nova sede o Pavilhão do Anhembi

Continua após a publicidade

Os competidores vão se assustar com um varal que desce do teto. Nele estão pendurados os bichinhos que serão usados para cozinhar a partir das técnicas apresentadas pelo chef. É nesse clima que os participantes se veem obrigados a replicar o prato. “Todos ficam impactados”, conta Jacquin, que dá um spoiler de leve (você pode pular a próxima frase): “Me surpreendi porque todo mundo conseguiu entregar numa prova que assustou muito”.

Jacquin aparece ao lado
Jacquin: spoiler de leve (Melissa Haidar/Reprodução)

Tratado pela direção do programa como um farofeiro, ops! como rei da farofa, Henrique Fogaça terá essa receita como tema de sua prova, levada ao ar na sequência. Como matéria-prima, foi selecionada uma rica variedade de farinhas de diferentes partes do país.

Continua após a publicidade

No terceiro episódio, Helena Rizzo domina a cena utilizando os chamados “invólucros naturais”. Ou seja, ela mostra folhas usadas para embrulhar e cozer alimentos. As escolhidas são a capeba, o caetê e a cúrcuma. Mas não será molezinha elaborar essa poqueca, iguaria de origem indígena que Helena acaba de incluir com uma versão semelhante no menu degustação do Maní.

+ Canto do Picuí tem receitas nordestinas do chef Wanderson Medeiros

“No MasterChef fiz de carapau com pirão duro de farinha do Uarini e banana-da-terra, tudo envolto em folha de bananeira, e direto na brasa”, explica ela. Mais livres, os candidatos ao troféu poderão usar tanto o vapor quanto a grelha na preparação.

Continua após a publicidade
Fogaça aparece cozinhando
Fogaça: rei da farofa (Melissa Haidar/Reprodução)

A gastronomia nacional será tema recorrente na edição. Num dos programas, haverá um estado homenageado. É Pernambuco, de onde se escolheu o bolo de rolo para ser reproduzido. E tem mais. Na primeira disputa externa, rola uma festa junina com foco na mandioca e no milho.

Essa homenagem a São João, montada às margens da Represa de Guarapiranga, contará com a participação de famosos, recurso cada vez mais adotado no reality. Os convidados são Lauana Prado e Tayrone, do hit Arrochadinha. A nova temporada não se limitará ao Brasil. Terá de pratos clássicos a pedidas com técnicas moleculares. Com um cardápio desses, a competição de amadores promete. E não acabou. Na sequência, começa a ser gravado o MasterChef Profissionais.

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 12,90. 

Publicado em VEJA São Paulo de 18 de maio de 2022, edição nº 2789

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.