Homem ofende e ameaça cliente com garrafa no bistrô Le Jazz
Além de insultos homofóbicos à vitima, o agressor atirou uma sacola em outros clientes ao sair do restaurante como registram imagens de câmera de segurança
Por Fernanda Campos Almeida
Um homem de cerca de 70 anos insultou com comentários homofóbicos e tentou atacar um cliente dentro do restaurante Le Jazz Brasserie, em Pinheiros, na noite da última sexta-feira (11).
De acordo com o boletim de ocorrência registrado pela vítima, um homem de 39 anos, uma mulher sentada atrás de sua cadeira começou a esbarrar a cadeira dela contra a dele. Após a vítima afastar o assento para evitar o atrito, o acompanhante da mulher, visivelmente embriagado, passou a intimidá-lo. O agressor o teria chamado de ‘bichona’ e ‘veadão’. Usou ainda uma garrafa para ameaçá-lo.
Gil Leite, um dos sócios do Le Jazz, explica que o agressor havia ingerido três garrafas de vinho com a esposa. “Um dos funcionários interveio e trocou os clientes de lugar. O senhor alterado pagou a conta e foi embora, mas depois voltou para insultar o cliente novamente. Nosso segurança o afastou do local. Ninguém se machucou”, conta.
As câmeras internas e externas mostram o agressor sendo levado por seguranças, depois da discussão, para a calçada. Já na rua, ele atira uma garrafa em outros clientes que estavam num parklet próximos à calçada, mas não atingiu ninguém.
O caso ganhou repercussão nas redes sociais depois que o ator Otávio Martins publicou que um amigo foi vítima de homofobia no no restaurante. O artista ainda afirmou que o agressor era conhecido no estabelecimento e que os funcionários se recusaram a ajudar a vítima.
Eu não piso nunca mais no restaurante Le Jazz, em São Paulo. Não só pela comida ruim: ontem um amigo foi vítima de homofobia por um cliente “da casa”, covardemente atacado, com testemunhas, mas o gerente e os garçons se negaram a ajudar ou chamar a polícia.
— OtavioMartins (@ootaviomartins) March 12, 2022
“E tem mais: quando meu amigo pegou o celular para chamar a polícia, foi cercado por dois garçons que tentaram impedir que ele chamasse ajuda, pra não prejudicar a imagem do restaurante e do agressor!”, escreveu Martins, que não estava presente no restaurante.
“Não conhecíamos o agressor, não é um ‘cliente da casa’ como tem sido divulgado”, rebate Leite. O sócio ainda afirma que os funcionários não impediram a vítima de chamar a polícia, mas pediram para que a situação fosse resolvida internamente. “Esse senhor homofóbico nunca mais vai frequentar o Le Jazz”, garante Leite.
O caso foi registrado como injúria no 14° D.P. de Pinheiros.