Fogaça detona amador MasterChef: “inventou e mostrou não ter conhecimento”
Embora estejam mais doces, nem perto da reta final os jurados poupam os competidores como se verá neste domingo (4)
Fenômeno no Instagram com mais de 250.000 seguidores, Helton não teve a mesma sorte e talento da carioca Izabel Alvares que voltou numa repescagem e conseguiu faturar o troféu MasterChef Brasil. O mineiro de Jacutinga saiu seis episódios depois de retornar em 16 de junho. Foi na sequência da última prova em grupo da temporada, que tinha receitas de família e eu era um dos jurados. Não deu, né, Helton? Fazer pato laqueado não é moleza. Uma pena, ele parece promissor e certamente tem muito a aprender.
Um alerta antes de começar a falar do programa deste domingo (4): se não quiser perder nada, fique atento ao horário. O MasterChef começa às 22h, duas horas mais tarde do que o habitual (clique aqui e leia o post para entender o motivo).
Quando chegarem à cozinha-estúdio, os cinco amadores que ainda restam — Eduardo R., Haila, Juliana N., Lorena e Rodrigo — cumprirão o mesmo ritual de encontrar o trio Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal Gastronomia e Cão Véio) mais Ana Paula Padrão. E ouvirão uma brincadeira de Jacquin: “cadê os outros?”. E como resposta, os top 5 dirão: “Vocês mandaram eles embora”.
Mas não vai ser só alegria. Em certo momento do programa, Fogaça disparará para um dos cozinheiros: “se você quer fazer algo diferente, você tem que ter base e conhecimento. E mostrou nesse prato que você não tem”. Clima tenso…
Na prova inicial, os amadores toparão com uma caixa misteriosa bem diferente. Em vez de ser de madeira, é feita de chocolate. Também receberão a instrução de que ela não seja levantada, mas quebrada, pois é o único ingrediente essencial dessa disputa. Será necessário tomar cuidado para que o chocolate não caia no chão, como aconteceu com o pato do Eduardo R. na semana anterior.
Como se trata de uma matéria-prima difícil de usar, isso amedrontará todos. Depois de arrebentarem o caixote, encontrarão dentro deles ingredientes variados, que podem ser tanto doces quanto salgados, a exemplo de um filé de avestruz.
Será preciso usar a criatividade para elaborar as receitas. A vantagem é que os participantes contarão com as dicas do especialista Alexandre Costa. O convidado também definirá com os jurados o melhor prato da disputa.
O clima estará mais elétrico porque Haila perdeu mais uma vez a parceria de Helton, e Juliana não terá com quem trocar farpas culinárias. Sempre de olho no que os competidores estão fazendo, Jacquin ironizará um deles: “tem mais chocolate no seu avental do que no seu prato”.
Em geral, os jurados confidenciam com muita tranquilidade a Ana Paula Padrão que receitas fariam com aqueles ingredientes. Normalmente, todos concordam entre si que a sugestão do colega é muito boa. Não é o que acontecerá nesse programa, já que o clima ficará, digamos, áspero também entre os avaliadores nesse momento. Tretas…
Dos cinco competidores, só um subirá para o mezanino. Quatro estarão na berlinda. Ou seja, é muita gente sofrendo nas duas etapas da competição.
Na eliminação, a caixa misteriosa estará na cozinha mais uma vez, mas agora em tamanho gigantão e colocada em frente aos jurados. A tarefa será elaborar um prato com um ingrediente muito querido no Brasil e ainda mais desejado em Portugal. Ana Paula lembrará que é um item muito complicado de preparar.
Logo se descobrirá que a caixa contém diferentes tipos de bacalhau. Embora seja muito popular em datas festivas como a Sexta-Feira Santa, o pescado requer um conhecimento técnico para extrair suas melhores qualidades.
Enquanto rola a prova de tirar uma espinha aqui e outra acolá, um dos competidores desabará no choro. O motivo é o longo tempo distante da família. Fica sempre a dúvida se uma pessoa já sem estabilidade emocional conseguirá entregar um resultado de qualidade.
Nessa prova cheia de detalhes, estará assombrando os participantes um inimigo muito simples, mas fatal, que até já mandou outra candidata para casa, a taróloga Janaína: o sal. Qualquer deslize, ou melhor, excesso, e ele poderá se tornar o passaporte de despedida nesta noite. Sorte que o bacalhau é congelado.
Como se está cada vez mais perto da final, a eliminação desse domingo promete ser das mais emocionantes da temporada. É assistir para saber quem se juntará ao duplamente eliminado Helton.
Conheça os participantes:
Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato
Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br
Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma
+ O tiramisu original
+ O melhor petit gâteau do Brasil
E para não perder as notícias mais quentes que rolam sobre São Paulo, assine a newsletter da Vejinha