Feira de cozinha italiana tem sua primeira edição neste fim de semana
O evento Buona Cucina acontece na sede do antigo Consulado Geral da Itália e reúne expositores e restaurantes para muita comilança
Neste sábado (4) e domingo (5), Higienópolis vai transformar em um pedacinho da Itália. Pelas mãos dos produtores da Feira Sabor Nacional, que acontece trimestralmente há dois anos no Museu da Casa Brasileira e reúne pequenos produtores do Brasil inteiro, será realizada a primeira edição da Feira Buona Cucina. Dessa vez, a intenção é promover a cultura italiana por meio gastronomia.
A feira traz cerca de 40 expositores que estão por trás de produtos de origem ou inspiração italiana, como vinhos, azeites, pães, cafés, geleias, doces e queijos. Entre os convidados, destaca-se a fazenda Terra Límpida, no interior de São Paulo, que há quatros funciona como uma filial de uma fazenda orgânica fundada em 1988 por uma família na região italiana da Toscana.
Na feira, sera possível encontrar cerca de dez tipos de queijos dos quinze que são produzidos na fazenda, em Cássia dos Coqueiros, na região de Ribeirão Preto. “Nossa ideia sempre foi de criar produtos de alta qualidade em pequena escala, conhecendo todas as etapas do processo”, diz Fabio Alberti, membro da família fundadora e um dos coordenadores da fazenda, que, diariamente, tem tira 800 e 900 litros de leite cuja metade é transformada em 40 quilos de queijos.
Também estarão por lá a padaria Italianinha, endereço centenário do Biixiga, com pães de linguiça, doces e antepastos; a confeiteira Lu Bonometti, que chega com biscoitos, pães e focaccias da sua nova loja, a Casa Bonometti, aberta em março em Higienópolis; a sorveteira Marcia Garbin, da Gelato Boutique, que traz sorvetes autorais; e a rede de origem argentina Grand Cru, com vinhos importados da Itália.
Com pratos entre 20 e 30 reais, restaurantes italianos da cidade também participam do evento. O chef Rafael Lorenti, da trattoria Basilicata, estará presente com dois pratos: espaguete com alho e aliche no azeite e nhoque de batata ao molho de abóbora, sálvia e guanciale. O MoDi oferece um cone de frutos do mar grelhados e o Jardim de Napoli participa com o seu famoso polpettone, criado em 1970 por Toninho Buonerba, que faleceu em junho deste ano (leia sobre ele clicando aqui).
A programação tem início sempre às 10h no Istituto Italiano di Cultura San Paolo, instalado em uma antiga mansão de Higienópolis que foi sede do Consulado da Itália. No domingo (5), entre 14h e 16h, ocorrerá uma oficina para crianças de produção de massas coloridas. Para participar, os interessados deverão se inscrever na hora e a lotação é por ordem de chegada. Prepare-se para muita comilança.
Feira Buona Cucina. Istituto Italiano di Cultura San Paolo (Avenida Higienópolis, 436, Higienópolis). Sábado (4) e domingo (5), das 10h às 18h. Entrada grátis.
Com reportagem de Henrique Cruz Nascimento
Valeu pela visita! Volte sempre e deixe seu comentário. Aproveite para curtir minha página no Facebook e minhas postagens no Instagram. As novidades quentes aparecem também no meu Twitter.