Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Cozinha do Lorençato convida Boram Um

O barista número 1 do Brasil e um dos responsáveis pela melhor cafeteria de São Paulo, a Um Coffe, ensina todos os segredos do bom café

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h10 - Publicado em 28 fev 2020, 09h30

Numa acirrada competição entre profissionais do café realizada no fim de 2019, o convidado do 38° episódio do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, faturou o Campeonato Brasileiro de Baristas. O título chegou envolto em uma polêmica. O primeiro escolhido foi desclassificado por ter usado bebida alcoólica em uma das preparações, o que é proibido. O vencedor é Boram Júlio Um, cujos pais são proprietários do Um Coffee, a melhor cafeteria de São Paulo, premiada em 2017 e 2019. Ele disputa o mundial em maio deste ano na Austrália.

No papo que tivemos sobre uma das bebidas mais amadas do Brasil, senão a mais querida, Boram trafega sobre diversos temas. Explica porque a qualidade dos grãos, conhecidos como especiais, é tão importante, explica como coar um cafezinho em casa e adianta como será o espaço de torra à vista dos clientes no Bom Retiro, bairro onde começou o negócio do pai Stefano Um, no qual Boram entrou de cabeça ao lado do irmão Garam. “Queremos mostrar também essa etapa de produção. E vamos servir café tirado em uma máquina Marzocco”.

 

Novidade do campeão: espaço para torra no Bom Retiro (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

Apesar de trabalhar com um produto de alta qualidade, Boram não torce o nariz para a cápsula, que se tornou alvo de críticas severas dos foodies. “É uma comodidade incrível e é acessível para um público muito grande. Já existem cafés especias em cápsula. Mas deve se levar em consideração o período de envase para saber se não houve oxidação”, recomenda.

Continua após a publicidade

O expresso é a bebida em que se intensificam todas as qualidades do grão de café. É apaixonante

Boram Um, do Um Coffee

Para curtir esse papo delicioso, minha sugestão é escolher uma poltrona bem confortável, encher a xícara de café e, só então, dar o play no YouTube, no Spotify, no Deezer ou aqui:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.