Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato
O editor-sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Uma década de Trattoria Fasano

Inaugurado em 28 de novembro de 2013, o restaurante comemora os primeiros dez anos com um menu especial oferecido até 23 de dezembro

Por Arnaldo Lorençato
19 nov 2023, 08h44

Originária da Lombardia, a família Fasano sempre privilegiou em seus cardápios os pratos do norte Itália, em particular a partir da década de 1980, quando Gero Fasano passou a dividir com o pai, Fabrizio Fasano, a direção do restaurante que ficava na Rua Amauri, onde hoje está o Parigi. Essa característica se espalhou pelas outras casas do Grupo Fasano.

Numa viagem pelo sul do país peninsular, Gero percebeu que, a região famosa por cidades como Nápoles e Capri, nunca havia sido contemplada pela grife gastronômica italiana. Foi assim que nasceu a Trattoria. A casa ocupa um imóvel com o formato de um caixote de concreto de mais de 400 metros quadrados ao lado da Casa Bandeirista, construção preservada do século XVIII. Seu agradável salão, originalmente decorado com camisas de times de futebol devidamente emolduradas, abre-se para um charmoso jardim pelo qual também se espalham mesas.

Essa primeira década será celebrada com um menu especial a ser lançado para convidados na noite desta terça (21). Criado por Luca Gozzani, chef executivo do Grupo Fasano, permanece em cartaz para os clientes de 22 de novembro a 23 de dezembro. Há que se lembrar que da época da inauguração até o fim de 2021, a cozinha era comandada por José Branco, que assumiu a culinária do Hotel Fasano em Trancoso, no sul da Bahia. Atualmente o titular é Sérgio Celestino — ambos estarão presentes no lançamento do cardápio comemorativo, que não inclui apenas receitas sulinas.

Os pratos, que podem ser pedidos à la carte, trazem, de entrada, o filé de peixe à carpione (marinado; 89 reais) e alcachofras ao azeite e queijo pecorino (92 reais). Mais ampla, a seleção de pratos principais reúne rondelle recheado de espinafre com linguiça e gratinado (115 reais), pappardelle ao molho de javali e azeitonas (122 reais), costeleta de porco à bolonhesa (179 reais) e coelho à caçadora com polenta (176 reais). Para a sobremesa, há as tortas de maçã à ferrara com creme (57 reais) e de arroz à moda carrarina (51 reais).

Continua após a publicidade

Recomenda-se reservar.

Trattoria Fasano
Rua Iguatemi, s/n, Itaim-Bibi, telefone 3167-3322. Tem acessibilidade.
12h às 15h e 19h às 0h (sexta e sábado até às 16h; domingo 12h às 17h).
fasano.com.br.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

Continua após a publicidade

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

A melhor notícia da Black Friday

Receba VEJA e VEJA SP impressas pelo melhor preço do ano!

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Para curtir o melhor de São Paulo!

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site, edições e acervos digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 29,90/mês
(Melhor oferta do ano!)