Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Dadinho de tapioca, criado por Rodrigo Oliveira, faz 20 anos de sucesso

Surgido no Mocotó da Vila Medeiros, o acepipe ganha versões dos chefs Albert Adrià, Alessandra Montagne, Helena Rizzo e Fred Caffarena

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 6 out 2025, 15h34 - Publicado em 6 out 2025, 15h09
Mocotó
Dadinho de tapioca: quatro chefs reinventam o petisco (Ricardo Dangelo/Divulgação)
Continua após publicidade

Os ingredientes são simples: tapioca, leite, queijo de coalho e pimenta-do-reino branca. Lançado em 2005 (a data já variou um pouco), o dadinho de tapioca está completando 20 anos.

Depois que Rodrigo Oliveira colocou essa friturinha deliciosa no cardápio do Mocotó, originalmente um restaurante apenas da quebrada na Vila Medeiros, a receita bombou e ganhou não só o Brasil como o mundo.

Originalmente, deveria ser bolinha de tapioca. Previa-se que cada uma delas seria boleada a mão. Quanta trabalheira!

Esse processo não deu certo e o cozinheiro teve a ideia de colocar em uma assadeira a massa, tinhosa, que endurecia rapidamente. E cortou em tijolos.

Estava finalizada a fórmula. Só faltava dourar no óleo quente. E um complemento: geleia picante.

Orgulhoso pai da receita, Rodrigo conta que já ouviu falar de versões que vão do Canadá à Coreia do Sul, passando pela Austrália.

Continua após a publicidade

Até hoje, Rodrigo comemora que o espanhol Albert Adrià tenha  dadinho de tapioca com trufa e ouriço no Enigma, um dos restaurantes que o chef mantém em Barcelona.

Para festejar as duas décadas do petisco, o chef da Vila Medeiros convidou o próprio Adrià e outros três colegas para elaborar variações especiais.

Veja os autores e as pedidas:

Albert Adrià – dadinho de chorizo de porco e queijo manchego, páprica e azeitona recheada. 6 a 12 de outubro.

Continua após a publicidade

Alessandra Montagne (dos restaurantes parisienses Nosso e Tempero) – dadinho com trufa negra e queijo comtè, mel trufado agridoce e maionese de cebolinha. 13 a 19 de outubro.

Helena Rizzo (Maní)  – dadinho de banana-da-terra e carne de sol confitada, tartare de carne de sol e conserva de pimenta biquinho no mel de cacau. 20 a 26 de outubro.

Fred Caffarena (Make Hommus. Not War) – dadinho com faláfel de grão-de-bico, mutaba de couve-flor tostada com tahini e pimenta harissa. 27 de outubro a 2 de novembro.

Mocotó

Continua após a publicidade

Avenida Nossa Senhora do Loreto, 1100, Vila Medeiros, telefone 2951-3056. Seg. a sex. 12h/23h (sáb. a partir das 11h30; dom. e feriado 11h30/17h). Rua Aroaba, 333, Vila Leopoldina, telefone 3294-4814. Ter. e qua. 12h/16h (qui. a sáb. até 22h; dom. e feriado até as 16h; fecha seg.).

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe mensalmente Veja São Paulo* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do SP

A partir de R$ 39,99/mês