Cozinha do Lorençato convida Carmem Virgínia
Confira o quinto episódio do programa de entrevistas e receitas que traz a cozinheira do brasileiríssimo Altar Cozinha Ancestral

Com apenas 7 anos de idade, ela, que é uma das donas do Altar Cozinha Ancestral, teve uma revelação: apesar de sonhar em ser jornalista, seria cozinheira de terreiro de candomblé, ou yabassé na linguagem yorubá. Faria alimentos sagrados.
Outra mudança profunda aconteceu na mesma época. Na certidão de nascimento Viviane Cristina, ela foi rebatizada pela avó, dona Edna, como Carmem Virgínia.
Em Recife, sua culinária foi consagrada pelo público, que lota o restaurante Altar Cozinha Ancestral, no bairro de Santo Amaro.
Na capital paulista, Carmem Virgínia, ou Dona Carmem, chegou com seu Altar em maio de 2023 como sócia da empresária Fatima Pissarra e da cantora Luísa Sonza.
Trouxe com ela receitas como a galinha de cabidela e o o bolinho capitão, aprendidos com a avó. Também tem no cardápio as empadas de Taís e Lazinho, criadas especialmente para os amigos e atores Taís Araújo e Lázaro Ramos.
No Cozinha do Lorençato, ela ensina uma favada com charque (corre lá para ver minha avaliação).
Em uma conversa das mais enriquecedoras, essa mulher forte fala de preconceitos religioso e de cor, da importância dos pretos na formação da culinária do Brasil.
Carmem Virgínia é a quinta convidada do Cozinha do Lorençato, programa de entrevista e receitas transmitido pelo YouTube de VEJA e na plataforma de streaming VEJA+. Não perca!
Confira meu papo com Carmem Virgínia, a Dona Carmem
Spoiler! Semana que vem, quem está comigo no estúdio é o produtor de conteúdo, youtuber, influenciador e empresário Mohamad Hindi.

Favada Com Carne Seca
INGREDIENTES
500 gramas de fava pré-cozida
Suco de 1 limão
100 gramas bacon em cubos
1 calabresa picada
250 gramas de charque
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
1 tomate picado
Manteiga de garrafa a gosto
Sal a gosto
Cominho e páprica a gosto
Pimentas de cheiro e dedo-de-moça a gosto
Coentro e cebolinha picados a gosto
MODO DE PREPARO
Para retirar o amargor da fava, leve-a ao fogo com água e sal até ferver bem, a água ficará com uma espuma que já é característica da fava. Repita por quatro vezes essa operação. Em uma panela, coloque o charque, o bacon e a calabresa. Leve ao fogo médio para fritar. Adicione a cebola e o alho. Refogue por 2 minutos e, em seguida, adicione a fava já pré-cozida. Misture bem e coloque o tomate, as pimentas, o cominho e a páprica. Deixe cozinhar por 10 minutos ou até que o molho esteja encorpado. Corrija o sal, finalize com manteiga de garrafa, suco de limão e com o coentro.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android