A Casa do Porco comemora 10 anos com festa e convidados
No centro de São Paulo, o restaurante de Jefferson Rueda reúne chefs para celebrar uma década dedicada à carne suína

Que o porco é uma carne nobre, desejada e, contraditoriamente, ainda sem o merecido valor, ninguém tem dúvida.
Dez anos atrás esse cenário começou a mudar no mundo da gastronomia paulistana com a inauguração do primeiro restaurante integralmente dedicado a ela.
Em 12 de outubro de 2015, Jefferson Rueda punha para assar bichões inteiros na brasa em A Casa do Porco, adaptando uma antiga técnica ao fazer a desossa da carne.
De lá para cá, foram vendidas 800 toneladas de porcos sanzé com média de 120 quilos cada um, aliás, animais criados de maneira exemplar em São Sebastião da Grama por José Luiz Bortoletti, como pude constatar em uma viagem que fiz em julho deste ano. Para comemoração marcada no domingo (12), a grelha e o fogão do restaurante recebem uma invasão de cozinheiros.
Carmem Rueda, a mãe do chef, faz cuscuz paulista de frango caipira com vinagrete cremoso e Antônio Carlos Ranzani frita os deliciosos torresmos do Bar do Carlão, sucesso em São Sebastião da Grama. Tem mais gente.
Os cofundadores do movimento “Estados Unidos de la Carne”, o peruano Renzo Garibaldi, o argentino Ariel Argomaniz e o uruguaio Diego Perez Sosa mais o churrasqueiro Danilo Frontera preparam matambre arrollado com molho tonne e torrada, empanada de rabada com dobradinha, “choripizza”, espetinhos de língua com coração e parrillada com linguiça cuiabana, morcilla, molejas e bife de chorizo.
Grande dama da gastronomia brasileira, Mara Salles, do Tordesilhas, vai de marinada de vegetais assados que viram guarnição. E ainda há pirarucu na brasa com arroz de chicória e feijão de Santarém de Saulo Jennings, do Casa do Saulo. O cardápio se completa com o sanzé e outras pedidas do cardápio do anfitrião, além de bebidas como cerveja.
A Casa do Porco
Rua Araújo 124, centro, ☎ 3258-2578. 13h/19h. Tem acessibilidade. Preço: R$ 320,00 por pessoa. Convites: Sympla.
Publicado em VEJA São Paulo de 10 de outubro de 2025, edição nº 2965.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android