Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, um programa de entrevistas e receitas. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Descubra os indicados a sommelier do ano por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER

Três profissionais altamente gabaritados concorrem pela primeira vez neste retorno da categoria. O ganhador será anunciado nesta quinta (5)

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 5 set 2024, 11h10 - Publicado em 5 set 2024, 00h22
Três fotos verticais unidas por linha fina branca. À esquerda, homem sorrindo segurando taças de vinho vazias com os braços cruzados. Ao centro, mulher colocando drinque em copo baixo. À direita, homem de avental segurando taça de vinho laranja.
Indicados a melhor sommelier: Marcelo Fonseca, Erika Renzetti e Julio Brito (Ricardo Dangelo/Tadeu Brunelli/Divulgação)
Continua após publicidade

Em comum Erika Renzetti, do Fame, Julio Brito, ex-Borgo Mooca, e Marcelo Fonseca, do Evvai, são profissionais de excelência no serviço do vinho. Para eles, cada sugestão, seja de uma taça ou de uma garrafa, sela o compromisso de que a bebida esteja em sintonia com prato que vai acompanhar.

Além de responsáveis pela harmonização, que em geral, só é possível porque eles conhecem com intimidade as receitas sugeridas, esses guardiões das adegas também fazem a escolha dos rótulos que nela repousam e administram a reposição e a renovação das garrafas.

Erika Renzetti conduz o serviço do italiano Fame, do qual é sócia com o marido, o chef romano Marco Renzetti e responsável por um formidável menu degustação. A cada jantar no restaurante, ficam claras as propostas da profissional de taça para as sugestões que ela conhece de cor.

Até o perto do fechamento da nova edição de VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER, Julio Brito era um dos profissionais do vinho (não era o único) no Borgo, restaurante nascido na Mooca e hoje em Santa Cecília. E se destacava. Com uma finesse única, ele não só recomendava rótulos da carta, muitos deles orgânicos e biodinâmicos, como servia com maestria as garrafas levadas pelos clientes.

Continua após a publicidade

Marcelo Fonseca tem como grande desafio estar pari passu com a culinária de autor do chef Luiz Filipe Souza. Nada é óbvio nas degustações servidas pelo cozinheiro no Evvai, agraciado no passado como o melhor de sua categoria. E assim tem de ser a bebida. Além de todas a simpatia, Marcelo faz escolhas notáveis e sempre acerta.

Falo aqui de três talentos de primeira grandeza. Mas só um leva o título. O nome do vencedor será conhecido na noite desta quinta (5). Para acompanhar a premiação ao vivo, cuja transmissão começa às 21h, basta se inscrever gratuitamente no YouTube. Corre lá e faz sua inscrição.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:

IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios

ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 49,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.