Café da manhã no Bio de Alex Atala
O novo restaurante do chef mais premiado do Brasil abre do café da manhã ao jantar e tem um bonito cenário
Onde sucumbiu o bar Bardot, nasceu oficialmente o Bio — Comer Saudável em 15 de maio. O restaurante grandioso, com 600 metros quadrados, vem funcionando desde o dia 4. Tem capacidade para receber 140 pessoas e distribui-se por dois pisos, sendo o superior também destinado a eventos. Abre para o café da manhã às 8h da matina e segue operando até as 23h para o jantar. Chama a atenção no novo espaço de múltiplo funcionamento não só a proposta de uma culinária natural sem ser vegetariana, mas quem está por trás dela, Alex Atala.
O chef também é responsável por outros sucessos recentes como os boxes com produtos biomas brasileiros no Mercado de Pinheiros e a churrascaria Açougue Central, na Vila Madalena. No novo empreendimento, tem como sócios os irmãos Eduardo, Ricardo e Maurício Landim, empresários que atuam no ramo de cozinha natural – eles são donos da rede de restaurantes Frutaria São Paulo.
Como o próprio Atala costuma afirmar, é quase tudo orgânico. Para tocar o dia a dia e montar o cardápio sob a sua supervisão, o titular convidou a dupla Raul Godoy e Michel Platinni. A ideia é que se faça o aproveitamento de todo o alimento e que nada seja desperdiçado.
O salão divide-se em ilhas de produção, com uma vistosa área destinada à churrasqueira na qual carnes e vegetais são grelhados – ainda não tive a oportunidade de experimentar. Em outra dessas ilhas, são expedidas várias pedidas com mandioca.
Uma delas é uma deliciosa sobremesa, a mandiocada, variação cremosa do arroz doce com a mandioca ralada e coco quase sem açúcar. Na linha total de aproveitamento, a raiz é ralada inclusive com a casca. Ainda nesse território, há um acerto na tapioca, cujos recheios são escolhidos pelo cliente. Fiquei satisfeito com o duo de presunto e requeijão feitos na casa.
No café da manhã que tomei no Bio, incluí ainda vitaminas de frutas congeladas para comer de colher. Provei a de manga, atemoia e abacaxi, além do açaí.
Feito com competência pela barista Natacha Carneiro Ferro, que tem passagem por casas como Pascucci, Chez Oscar e Santo Grão, os cafés são da marca Três Corações. Usam-se grão orgânicos bourbon amarelo do Sul de Minas no coado, servido em copo americano, e no expresso. O cappuccino também sai no capricho.
É um lugar para voltar. Desta vez para o almoço.
O Bio — Comer Saudável fica na Avenida Horácio Lafer, 36, Itaim Bibi, tel. 3071-1968 e funciona diariamente.
Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.