Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Após “cancelar” o estrogonofe, Bar da Dona Onça volta a servir o prato

Durante março, o lucro da venda será revertido a projeto social

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 9 mar 2022, 11h12 - Publicado em 9 mar 2022, 10h16

Por Saulo Yassuda

Durou pouco o cancelamento do estrogonofe. Depois de ter tirado o prato do cardápio na terça (8), em protesto contra a guerra entre a Rússia e a Ucrânia, o Bar da Dona Onça volta a servir a pedida nesta quarta (9).

Segundo comunicado do estabelecimento, foram “centenas de pedidos dos nossos clientes” para que a receita — de origem russa — retornasse ao menu. Choveram, ainda, críticas nas redes sociais com a notícia do veto.

Por mês, saem em média de 900 a 1.000 porções desse picadinho de carne em creme de leite, cujo preço é 79 reais, e que está presente no cardápio desde a abertura do bar-restaurante, em 2008.

A chef Janaína Rueda de avental apoiada em cadeira de madeira na calçada d'A Casa do Porco.
Janaína Rueda: à frente do Bar da Dona Onça (Clayton Vieira/Veja SP)

Em entrevista ao blog na tarde de ontem, a sócia Janaína Rueda disse que o cancelamento era “uma expressão política por meio de um prato”. “Os russos têm o botão, podem apertar e acabar com o mundo. Não podemos normalizar uma coisa dessas”, disse ela.

Esse retorno terá uma pegada social. A renda das vendas será revertida ao projeto social Pão do Povo da Rua durante março, e às quartas a chef distribuirá estrogonofe a moradores de rua da Praça Princesa Isabel, no centro. ⠀

Assine a Vejinha a partir de 12,90 mensais

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.