Avatar do usuário logado
Usuário
Imagem Blog

Blog do Lorençato

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também comanda o Cozinha do Lorençato, programa de entrevistas e receitas no YouTube. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Memória: Ático Alves de Souza (1926-2022), o maître mais antigo da cidade

Durante a carreira, o mestre de serviço que morreu aos 95 anos já serviu presidentes e reis

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO , Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 18 jan 2022, 14h29 | Atualizado em 18 jan 2022, 16h04
Homem em frente a prato
O profissional no Parigi: o bollito misto era servido por ele (Leo Martins/Veja SP)
Continua após publicidade

Por Saulo Yassuda

Mestre de serviço por 55 anos, o baiano Ático Alves de Souza morreu na segunda (17). Ele tinha 95 anos e era o maître mais antigo da cidade.

Após uma queda, Ático fraturou o fêmur e passou por uma cirurgia na última sexta (14). Infelizmente, ao voltar para casa, teve uma parada respiratória.

Durante quase 30 anos, trabalhou no Grupo Fasano, a maior parte do tempo no Parigi. Estava afastado do serviço desde 2019.  Costumava servir no almoço, vestido em seu smoking, o bollito misto, o famoso cozido italiano.

Continua após a publicidade

Em 2017, o profissional foi homenageado por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER com o título de Personalidade Gastronômica daquele ano.

Durante a carreira, Ático já serviu reis, como Juan Carlos, da Espanha, e o presidente Getúlio Vargas.

Homem idoso segura placa. À direita dele, homem de grava borboleta. À esquerda dele, mulher e homem.
Ático, na premiação do COMER & BEBER, com a placa (Reinaldo Canato/Veja SP)
Continua após a publicidade

O maître nasceu em Monte Santo, no sertão baiano. Mudou-se para São Paulo em 1949, cidade onde trabalhou como auxiliar de pedreiro e faxineiro, antes de começar a carreira em restaurantes.

Foi mensageiro na antiga Confeitaria e Restaurante Fasano, no centro, e se mudou para o velho Ca’d’Oro, onde virou garçom. Em 1966, tornou-se maître da casa, quando o restaurante se transformou em hotel na Rua Basílio da Gama. Teve longa trajetória ali, antes de se transferir para o Grupo Fasano. No Parigi, trabalhou quase 30 anos.

Confira, abaixo, o texto publicado no guia COMER & BEBER de 2017 sobre Ático Alves de Souza escrito por Arnaldo Lorençato:

Três vezes por semana, ele caminha entre os carros último tipo que costumam congestionar a Rua Amauri e a entrada do Parigi, onde dá expediente no almoço de quartas, sextas e domingos. Isso depois de passar cerca de uma hora e meia em coletivos no trajeto que liga sua casa, em Guarulhos, ao Itaim. Ático Alves de Souza, de 90 anos, é maître desde 1966. “Não conheço ninguém mais antigo do que eu em atividade na mesma função por aqui”, orgu­lha-se. Vindo de Monte Santo, cidade no alto sertão baiano localizada a 365 quilômetros de Salvador, chegou a São Paulo em 1949. Trabalhou como auxiliar de pedreiro e faxineiro de boate antes de entrar no mundo da gastronomia. Por indicação de um conhecido, arrumou emprego na Confeitaria e Restaurante Fasano da Rua Barão de Itapetininga como mensageiro, que equivale a office-boy. Ao migrar três anos depois para o Ca”d”Oro, na mesma via, tornou-se garçom. O título de maître veio quando o restaurante se transformou em hotel na Rua Basílio da Gama, também no centro. Entre seus clientes, estão dois reis. “Servi Juan Carlos, da Espanha, e Carlos XVI Gustavo, da Sué­cia, junto com a rainha Silvia”, recorda. Outro de seus orgulhos é ter levado um prato para Getúlio Vargas, ainda como cumim do Ca”d”Oro, no início dos anos 50. Apesar de mais de cinco décadas de labuta, não planejou quando vai aposentar o impecável smoking. “Penso, sim, em descansar”, jura. “Mas acabo sempre adiando essa decisão.”

Publicidade
TAGS:

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas.

Revista em Casa + Digital Completo
Impressa + Digital
Revista em Casa + Digital Completo

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.
Assinando Veja você recebe semanalmente Veja Rio* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Assinantes da cidade do RJ

A partir de R$ 39,99/mês