Clique e assine por apenas 6,90/mês

Panacota na calda de frutas vermelhas

Aprenda a preparar a sobremesa de Rodrigo Queiroz, do Tre Bicchieri

Por Arnaldo Lorençato - Atualizado em 5 dez 2016, 18h22 - Publicado em 17 dez 2010, 23h36

Ingredientes

PANACOTA

1/2 fava de baunilha

1 litro de creme de leite fresco

90 gramas de açúcar

6 folhas de gelatina incolor e sem sabor

CALDA DE FRUTAS VERMELHAS

250 gramas de açúcar

125 mililitros de água

75 gramas de amora congelada

63 gramas de framboesa congelada

Continua após a publicidade

FRUTAS VERMELHAS EM CALDA

200 gramas de açúcar

100 mililitros de água

30 gramas de amora congelada

30 gramas de blueberry (mirtilo) congelado

Modo de preparar

PANACOTA

Corte a fava de baunilha no sentido do comprimento e raspe as sementes com uma faca. Coloque as sementes em uma panela com o creme de leite e o açúcar. Leve ao fogo até levantar fervura e retire. Num prato fundo, ponha um cubo de gelo e as folhas de gelatina com água suficiente para cobri-las. Deixe o tempo necessário para hidratá-las. Coloque a panela com a mistura do creme sobre uma tigela com gelo para amornar. Adicione a gelatina hidratada no creme morno e mexa até que a gelatina se dissolva por completo. Distribua a mistura em dezesseis forminhas de louça ou vidro e leve para gelar por 3 horas.

CALDA

Em uma panela, junte o açúcar e a água, leve ao fogo até formar uma calda em ponto de fio. Esse ponto é obtido quando se derrama um pouco de calda com uma colher e se forma um fio denso. Retire do fogo, adicione as frutas congeladas e deixe-as se desmanchar. Bata no liquidificador, passe por uma peneira grossa e depois por uma fina e retorne a calda ao fogo até obter a consistência de fio. Use para regar a panacota.

Frutas em calda: em duas panelas, coloque metade do açúcar e metade da água. Leve as duas panelas ao fogo médio até obter uma calda em ponto de fio. Numa delas, coloque as amoras, na outra os blueberries e cozinhe por 5 minutos. Esfrie, leve à geladeira para resfriar e sirva sobre a panacota.

Continua após a publicidade
Publicidade