Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Aprenda a fazer fondue com as donas do restaurante Florina

Cristina, Rosalie e Monica Häfeli ensinam a preparar as receitas de queijo e de chocolate

Por Sophia Braun Atualizado em 1 jun 2017, 18h13 - Publicado em 9 jun 2012, 00h50

Símbolo da culinária suíça, a fondue extrapolou as fronteiras dos Alpes e há muito tempo caiu no gosto dos paulistanos. “Quando chega o frio, 80% dos nossos clientes pedem o prato”, estima Cristina Häfeli, sócia do restaurante Florina, no Campo Belo. Ao lado da irmã, Monica, e da mãe, Rosalie, ela comanda um dos únicos representantes dessa cozinha europeia na cidade.

A pedido de VEJA SÃO PAULO, o trio cedeu uma receita da versão de queijo, muito fácil de preparar em casa, que combina emmental e gruyère. Para adoçar o paladar, veja o segredo para fazer fondue doce, uma mistura de chocolates ao leite e meio amargo.

+ Em vídeo: passo a passo para fazer fondues de queijo e de chocolate

Fondue de queijo

(rende duas porções)

Ingredientes

1 dente de alho

200 mililitros de vinho branco

200 gramas de queijo emmental ralado

200 gramas de queijo gruyère ralado

1 colher (chá) de amido de milho

1 cálice (licor) de quirche

Pimenta-do-reino a gosto

Noz-moscada a gosto

1 pão italiano ou quanto baste

Modo de preparar

Com a ajuda de um garfo, amasse ligeiramente o alho e esfregue-o no fundo e nas laterais da panela de fondue preaquecida. Em fogo brando, acrescente o vinho branco e deixe levantar fervura. Adicione aos poucos os queijos, intercalando os dois tipos e mexendo sem parar. É importante que o movimento da colher seja sempre no mesmo sentido. Dilua o amido de milho no quirche e despeje sobre os queijos. A mistura vai dar corpo e sabor à fondue. Se preferir, substitua o destilado de cerejas por grapa. Mexa até obter um creme espesso e uniforme. Tempere com pimenta-do-reino moída e noz-moscada.

Continua após a publicidade


Montagem

Leve a panela à mesa sobre o réchaud. Sirva ao lado de pão italiano cortado em cubos de aproximadamente dois dedos. Cada comensal deve espetar um pedaço e molhá-lo no queijo fundido.

Dica: frios e conservas acompanham muito bem a fondue. Ofereça presunto cru, bresaola, salame e picles, entre outros ingredientes da sua preferência.

Fondue de chocolate

(rende quatro porções) 

Fondue de chocolate
Fondue de chocolate

Ingredientes

150 gramas de chocolate ao leite

150 gramas de chocolate meio amargo

3 colheres (sopa) de conhaque

100 mililitros de creme de leite fresco

Frutas da estação

Modo de preparar

Corte os chocolates em pedaços pequenos e leve-os para derreter em banho-maria. Acrescente o conhaque e, em seguida, o creme de leite. Mexa sem parar até atingir o ponto desejado. A mistura deve ficar cremosa e brilhante.

Montagem

Sirva ao lado de frutas frescas como morango, banana, kiwi, uva e abacaxi.

Continua após a publicidade
Publicidade