Pesquisa: nem sempre ele tem razão
De acordo com os chefs de São Paulo, edinheirados estão entre os melhores tipos de clientes
Quer tirar um chef do sério? Experimente pedir para trocar o ingrediente de um prato. Quando escuta algo do tipo, o cozinheiro pode até dar um sorriso amarelo e se esmerar numa recusa educada. No fundo, porém, como revela a pesquisa, o pedido é tão ofensivo quanto sugerir a um pintor que mude as cores de uma tela.
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Os chefs nunca vão confessar em público também quanto abominam algumas atitudes à mesa, como a do sujeito que insiste em cortar o espaguete com a faca. E o que fazer para agradar a esses profissionais, tão sensíveis e vaidosos? Pergunte os detalhes de uma receita. Soa como música aos ouvidos deles.
A PIOR COISA QUE UM CLIENTE PODE FAZER
1º — Maltratar o chef ou alguém de sua equipe
2º — Pedir alterações num prato
3º — Dar palpites no menu
QUAIS SÃO OS MELHORES CLIENTES
1º — Amantes da gastronomia
2º — Corporativos
3º — Endinheirados
AS PERGUNTAS PREFERIDAS OU O QUE GOSTA DE OUVIR DO CLIENTE
1º — Detalhes sobre a preparação de um prato
2º — Elogio ao trabalho
3º — Pedir uma sugestão do cardápio
+ Pesquisa: longe dos olhos do público
OS DEZ PIORES PECADOS DE UM CLIENTE
1 — Cortar o espaguete com a faca
2 — Pedir para chamar o chef na mesa e fingir que o conhece diante dos amigos
3 — Devolver o prato sem motivo
4 — Pedir bife sola torrado
5 — Perguntar se o peixe está fresco
6 — Montar uma receita nova con itens que não fazem parte do cardápio
7 — Dividir o prato e no fim ainda dizer que estava ruim
8 — Dar carteirada para passar na frente de outros clientes
9 — Fazer comparações com a comida de outros restaurantes diante do chef
10 — Não pagar os 10% dos garçons