Discreto e sem muros, Edifício Maria Albertina se destaca nos Jardins

O prédio foi projetado por Fabio Penteado, que tinha apenas 24 anos e estava no último ano de arquitetura na Universidade Mackenzie

Na Alameda Franca, Edifício Maria Albertina esbanja charme sem muros

Na Alameda Franca, Edifício Maria Albertina esbanja charme sem muros (Raul Juste Lores/Veja SP)

É um dos prédios mais antigos dos Jardins, mas esbanja juventude. Da ótima conservação à baixa descaracterização do original, o Edifício Maria Albertina tem o discreto charme de quem não precisa chamar atenção. Nem tem muro, fazendo um bem danado à calçada da Alameda Franca. Ele se destaca na vizinhança do Jardim Paulista, entre tantos residenciais de ostentação estridente, daqueles que apelam a muros impenetráveis, portões e mansardas dignos de Maria Antonieta. Em 1953, o fazendeiro Carlos Whately convocou jovens arquitetos para que apresentassem propostas para um prédio naquele terreno. O edifício seria batizado com o nome da avó de sua mulher. A ideia vencedora foi a de Fabio Penteado, que tinha apenas 24 anos e estava no último ano de arquitetura na Universidade Mackenzie. Também autor do projeto do Clube Harmonia, Penteado foi um raro arquiteto empenhado em divulgar sua profissão para o grande público. Entre os anos 1950 e 1960, editou a revista Visão e apresentou o programa Arquitetos na TV, na Excelsior. Felizmente, sua filha Adriana está digitalizando o acervo do pai, morto em 2011, junto com o curador Francesco Perrotta-Bosch. Memória preservada.

Publicado em VEJA SÃO PAULO de 1º de maio de 2019, edição nº 2632.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s