Ativistas dos animais se revoltam com produto e anúncio da Kopenhagen
Protetores criticaram chocolate que traz imagem de gato na embalagem. A polêmica causou ainda mais barulho com uma propaganda em uma loja
Ativistas da causa animal têm reclamado de um produto lançado pela Kopenhagen, parte de uma linha infantil. Trata-se do Mini Chumbinho Lingato, um mix de dois artigos tradicionais da marca de doces, o Chumbinho e a Língua de Gato.
Protetores reclamaram nas redes sociais sobre a associação do nome chumbinho – relacionado a armas de pressão e ao veneno ilegal muitas vezes usado para matar bichos – à imagem de um gato.
“Nome infeliz para um chocolate“, reclamou uma internauta na página da empresa no Facebook. “A Chocolates Pan foi proibida de continuar fabricando os famosos cigarrinhos, mas a Kopenhagen pode relançar o Chumbinho associando o produto à morte de gatos? Ainda por cima na linha infantil?“, contestou outra.
A Kopenhagen respondeu às críticas em nota: “O Chumbinho, em especial, é um ícone da marca com mais de cinquenta anos de história e sucesso em vendas. O nome foi inspirado em seu próprio formato, bolinhas redondas e pesadas, típicas de um brinquedo infantil da época. Esse nome tradicional e tão inspirado na infância de nossos consumidores atrai uma legião de fãs de todas as idades pelo Brasil. Ressaltamos que o produto não tem associação alguma com o veneno em questão e é devidamente registrado e liberado pelos órgãos responsáveis.“
Atualização em 29 de junho: A polêmica ganhou um novo capítulo. Uma unidade da doceira pendurou o anúncio abaixo, novamente relacionando chumbinho com gatos. A publicidade causou ainda mais barulho e revolta nas redes sociais.
Em nota, a empresa disse se tratar de uma ação desalinhada com os valores da companhia. Afirmou ainda que retirou a publicidade da loja. Confira:
“Gostaríamos de informar que uma placa que estava presente em uma de nossas lojas foi retirada. A mensagem não condiz com nenhuma campanha atual da marca e muito menos que a Kopenhagen endossa maus-tratos a animais.
Reforçamos o nosso compromisso com o respeito à integridade dos seres humanos e dos animais. Nossos produtos são reconhecidos pela sua tradição e qualidade de 90 anos. O bem-estar animal é assunto sério e merece toda a nossa atenção.
Essa foi uma ação isolada, desalinhada com os nossos valores. Ficaremos atentos para evitar que qualquer situação similar volte a acontecer no futuro. Obrigado.“