Imagem Blog

Bichos

Tudo sobre o mundo pet
Continua após publicidade

Confira evolução de “bebê harpia” no Zoológico de São Paulo

Teste de DNA vai verificar sexo de avezinha e quem dará o resultado será a equipe do artista Luccas Neto

Por Clayton Freitas
27 Maio 2023, 15h06

Não vá pensando que o doce olhar dessa avezinha da foto pertence a um bichinho de estimação e sair por aí feito Felícia (a garotinha dos desenhos animados que adorava apertar um animalzinho) e procurar um exemplar para comprar e levar para sua casa, cuidar, amar, apertar….. Até porque você não vai achar algo assim em lugar algum além do Zoológico de São Paulo, onde esse “bebê harpia” está sendo tratado.

+Polícia usará drones para monitorar a Virada Cultural

Também chamado de gavião-real, a harpia está na lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção da União Internacional para a Conservação da Natureza, e seu crescimento saudável é comemorado e muito pelos profissionais do parque. Confira abaixo a imagem de suas fases de crescimento.

Se for fêmea, fofinha ave pode chegar a 4 o 5 quilos se for macho, e a 9 quilos se for fêmea; envergadura das asas abertas pode chegar a dois metros
Se for fêmea, fofinha ave pode chegar a 4 o 5 quilos se for macho, e a 9 quilos se for fêmea; envergadura das asas abertas pode chegar a dois metros (Zoologico de São Paulo/Divulgação)

Esse exemplar tem pouco mais de dois meses de vida e já pesa três quilos, porém, ao crescer, será uma das aves mais imponentes existentes na face da terra. Esqueça as imagens dos filmes que mostram aves carregando pessoas, cães e outros bichos, embora a harpia tenha de fato um bom bico e garras muito fortes. A predileção dessa ave de rapina (como são conhecidas estas espécies carnívoras das Américas) são outros mamíferos, tais como bugios e preguiças, além de répteis.

Continua após a publicidade

+Sidney Magal grava vídeo em hospital após pico de pressão alta; confira

Ao nascer, em março último, ela cabia em metade da palma das mãos dos biólogos do Zoológico de São Paulo. Porém, quando adulta, poderá alcançar mais de dois metros de envergadura de asas.

Gif mostra evolução de filhotinho de harpia
Gif mostra evolução de filhotinho de harpia (Zoologico de São Paulo/Divulgação)

Os pais da ave se mudaram recentemente para São Paulo após terem sido “despejados” de um criadouro que encerrou as suas atividades. Eles encontraram um novo lar no Zoológico, onde agora vão conseguir garantir a sua sobrevivência e se juntar aos seus “vizinhos”, já que o parque conta com outras oito espécies. O bebezinho harpia veio junto com a mudança, ainda na forma de um ovinho embrionado.

Continua após a publicidade

Ninguém sabe se é um macho ou fêmea, já que o teste de DNA ainda não ficou pronto. Se for um “menininho”, pode chegar a até cinco quilos. Se for uma “menininha”, a nove quilos. Embora nada indique que haverá um chá revelação (aquele evento em que as pessoas chamam amigos e parentes e usam as cores rosa e azul para determinar o sexo da criança ainda em gestação), certo é que caberá ao apresentador Luccas Neto dar a informação. Ele é a estrela de uma campanha realizada no Zoológico neste mês, a “Zooaventuras” no espaço.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.