Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Santinho ao vinagrete

A chef Morena Leite vem fazendo um trabalho exemplar no Santinho, inaugurado por ela e um sócio no interior do Instituto Tomie Ohtake. Seu movimentado bufê de almoço chama atenção pela variedade de grãos. Há sempre mais de um tipo de arroz e de feijão, além de lentilha, grão-de-bico e mix de sete cereais. Claro, […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 27 fev 2017, 13h19 - Publicado em 3 abr 2011, 03h08

Bufê de almoço movimentado (Foto: Mario Rodrigues)

A chef Morena Leite vem fazendo um trabalho exemplar no Santinho, inaugurado por ela e um sócio no interior do Instituto Tomie Ohtake. Seu movimentado bufê de almoço chama atenção pela variedade de grãos. Há sempre mais de um tipo de arroz e de feijão, além de lentilha, grão-de-bico e mix de sete cereais. Claro, não faltam sugestões de carne, peixe, boas massas e até uma tapioca feita na hora. 

Um item simples e refrescante, colocado junto às saladas, aguçou meu apetite nas duas visitas que fiz ao restaurante. É um delicioso vinagrete de abacaxi. Morena, dona também do Capim Santo, me contou que não é autora da receita.  

“Quem inventou o vinagrete foi o Henrique Dias, um dos meus cozinheiros”, revela. “Quando o contratei, fiquei com o pé atrás. Não tinha muita experiência e, ainda por cima, foi mal na entrevista. Resolvi testá-lo durante uma semana. E ele se saiu muito bem na prática. Superou minhas expectativas.” 

Foto: Arnaldo Lorençato

Para fazer em casa 

 Vinagrete de abacaxi 

 Ingredientes 

Continua após a publicidade

1 abacaxi médio 

1 cebola-roxa 

suco e raspas de 1 limão-cravo ou taiti 

1 colher (chá) de gengibre fresco picado 

1 colher (chá) de pimenta dedo-de-moça picada em pedacinhos bem pequenos 

1 colher (chá) de hortelã 

sal e pimenta-do-reino 

Modo de preparar 

Divida o abacaxi ao meio, retire o miolo com cuidado de preservar a casca e corte-o em cubinhos bem pequenos. Reserve. Corte a cebola em cubos, adicione o gengibre, a pimenta dedo-de-moça, a hortelã, o sal e a pimenta-do-reino. Ponha para marinar por 30 minutos com o suco e as raspas do limão. Escorra o caldo que ser formar do abacaxi e adicione os cubos da fruta à cebola. Sirva dentro da casca do abacaxi.

Continua após a publicidade

Publicidade