Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Projeto Ligue os Pontos faz evento virtual para revelar a São Paulo rural

Em live no Facebook com participação da chef Paola Carosella, há a divulgação de dois selos de reconhecimento e incentivo à produção agrícola da capital

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 25 Maio 2021, 10h08 - Publicado em 25 Maio 2021, 09h50

Existe uma São Paulo ancestral e ainda campesina. Venho falando dela com alguma frequência tanto aqui no blog quanto nas páginas da Vejinha. Numa cidade que se esparrama por 1 521,11 quilômetros quadrados, felizmente, ainda sobra algum espaço para o mato verde, uma área para plantar e para colher. Essa formidável metrópole rural foi mapeada no projeto Ligue os Pontos, resultado de um financiamento da Bloomberg Philanthropies.

O projeto traz uma iniciativa muito especial que já abordei anteriormente (clique aqui para ler): a dupla de selos físicos Aqui Tem Produção de Sampa, que destaca cinquenta lugares, entre restaurantes, empórios, mercados e feiras orgânicas que compram de produtores locais, e o Nós Fazemos a Sampa+Rural, destinado a agricultores, hortas urbanas, mercados, pontos de ecoturismo, iniciativas da sociedade civil e políticas públicas ligadas à agricultura sustentável e à alimentação saudável, distribuído inclusive às 899 feiras livres da capital, onde podem ser encontradas algumas das hortaliças e das frutas paulistanas de raiz.

Todos os selos estampam ainda um QR Code no qual se obtém informações sobre o estabelecimento assim como dados sobre o projeto. A proposta é dar visibilidade a locais e organizações que estão usando a produção da própria cidade. Tudo está reunido e pode ser conferido na plataforma digital Sampa+Rural, na qual estão cadastrados 1.400 participantes.

Para divulgar e dar mais visibilidade à dupla dupla de selos, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo promove um encontro virtual no Facebook nesta terça (25), às 15h. Participam a chef argentina Paola Carosella, que compra produtos paulistanos para o restaurante Arturito, o articulador de campo e mercados do projeto Ligue os Pontos Arpad Spalding, o urbanista do Ligue os Pontos Mathews Lopes, a analista de políticas públicas e gestão governamental do Ligue os Pontos Lia Palm e as agricultoras Luzia Souza da Silva (Marsilac) e Terezinha dos Santos Matos (São Mateus). A mediação da  engenheira florestal e gestora do Ligue os Pontos Nicole Gobeth. Na coordenação, estão as secretárias municipais Aline Cardoso (desenvolvimento econômico, trabalho e turismo) e Marta Suplicy (relações internacionais).

Lançamento oficial dos selos Nós fazemos a Sampa+Rural e Aqui tem Produção de Sampa, do projeto Ligue os Pontos
Terça (25), às 15h.
Transmissão no facebook.com/spsmdet

Conheça mais o projeto Ligue os Pontos neste vídeo:

Continua após a publicidade

Assine a Vejinha a partir de 8,90 mensais

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: 
Arnaldo Lorençato
Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

 

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade