MasterChef Helena revela bastidores do reality da Band

Pura simpatia, a engenheira química Helena Cristina Manosso ficou em segundo lugar na primeira edição brasileira do reality show culinário MasterChef, levado ao ar pela TV Bandeirantes todas as terças no  Brasil. Conversei com ela algumas vezes por telefone. Nesses bate-papos, a empolgadíssima revelou detalhes sobre os bastidores do programa e falou da paixão por cozinhar. […]

A vice-campeã: sem medo de usar temperos (Foto: divulgação)

A vice-campeã: sem medo de usar temperos (Foto: divulgação)

Pura simpatia, a engenheira química Helena Cristina Manosso ficou em segundo lugar na primeira edição brasileira do reality show culinário MasterChef, levado ao ar pela TV Bandeirantes todas as terças no  Brasil. Conversei com ela algumas vezes por telefone. Nesses bate-papos, a empolgadíssima revelou detalhes sobre os bastidores do programa e falou da paixão por cozinhar. Aliás, não só dela inclusive do marido, Lucio, também selecionado, mas que acabou deixando a competição por problemas de saúde.

+ Mohamad, um vitorioso entre os eliminados do MasterChef
+ Erick Jacquin, o mais temido jurado do MasterChef

Defensora do bairro de Santana onde vive com Lucio e dois gatos – “aqui temos ótimos bares” (ela estava em um deles na primeira vez que conversamos) – , conta que a participação no MasterChef foi incentivada por uma colega de trabalho do marido, também engenheiro químico. “Ela via as fotos de comida que publicávamos no Facebook e ficava nos incentivando”, conta. “Os pratos do Lucio são mais bonitos do que os meus, mais contemporâneos.”

+ Carlos Bertolazzi: apresentador linha-dura de Cozinha sob Pressão

Foi essa colega que, por sua vez tinha uma amiga na produtora Eye Works, responsável pela franquia televisiva que sugeriu o teste. “Achávamos [ela e o Lucio] que não passaríamos. Só sabiamos que era um programa de culinário. Nem tínhamos ideia de qual era. Mas deu certo”, diz. Muito certo, já que ela chegou até a final.

+ Esfano Zaquini depois da saída do MasterChef

Helena, que tem mestrado e doutorado em Tecnologia Nuclear, contou com uma ajuda extra: o incentivo de seu chef, no trabalho, o Instituto de Pesquisa Tecnológica (IPT), onde trabalha em Metrologia de Fluídos. Conseguiu marcar as férias para o período de gravações, que se estendeu por quase quarenta dias.

“Sou muito ansiosa. O pior foi controlar a ansiedade de não saber o resultado [entre a gravação da prova e a abertura do envelope com o nome da ganhadora]. Simplesmente parei de pensar no assunto para não surtar”, revela. Embora, a abertura dos envelopes tenha sido um pouco mais fria se comparado com o bloco anterior, quando se realizou a prova em que Helena e Elisa tinham de fazer um menu completo, ela garante que a tensão toda estava lá. “Sofri muito, mas fiquei feliz pela Elisa.”

O MasterChef por Helena Manosso:

A derrota para Elisa
Não me incomodou. A Elisa é uma fofa de verdade e tem muitas pessoas que a apoiam.

Cara de uma, focinho da outra
Os telespectadores confundiam a Cecilia com a Sandra. Teve um dia que elas foram com roupas parecidas e a produção pediu para elas tomassem cuidado porque o público podia achar que era a mesma pessoa. A Cecilia sofria com isso porque passou a ser mais criticada.

Sal no petit gâteau
Para cozinharmos, inicialmente usávamos sal grosso colocado em um moedor. Foi justamente a Sandra quem pediu para ter sal fino, porque achava complicado usar o outro. Quando o petit gâteau já estava pronto para servir, ela lembrou que o [Erick] Jacquin tinha um açuquinha por cima no dele. Sem provar, ela passou o sal por uma peneira. Foi totalmente sem querer.

Dificuldade de entrosamento
A Jamyly não se entrosou com o pessoal. E a Marli saiu logo de cara. Somos um grupo muito unido até hoje.

Experiência em cozinha profissional
Tive uma proposta da Bel Coelho para trabalhar com ela em eventos de fim de semana [que a chef faz com seu restaurante itinerante Clandestino]. Quero muito ter essa experiência.

Mohamad, o cozinheiro atrapalhado
O Mohamad passou pela prova dos 300 e fez um prato ótimo. Cozinha bem para caramba. O problema é que ou ele faz uma coisa maravilhosa ou erra absurdamente.

Martin, um recordista de fãs
Mesmo tendo sido eliminado muito cedo, o Martin tem muitos seguidores, muita gente gosta dele.

Representante melhor do Norte e do Nordeste
O Luis [piauiense nascido em Teresina, mas morador da capital da Amazonas] foi quem melhor representou o Nordeste e Norte. Apesar de morar há apenas um ano em Manaus, ele sabe tudo de cozinha nortista. É um pesquisador, vai em busca de técnicas. Ele fez o teste para participar do programa via Skype.

Trabalhar em um restaurante ou montar o próprio negócio
Hoje, não tenho nem condições. Montar um restaurante é uma responsabilidade muito grande. O MasterChef mostrou para a gente que precisamos fazer treinamento, estudar muito e só então ter um negócio, que poderia ser um food truck  [desejo também do Martin, do Mohamad, do Flávio, do Jaime…]. Nesse momento, eu e o Lucio sonhamos em ser personal chefs e dar curso para recém-casados.

Abrimos o caderno de receitas da MasterChef Helena. Confira duas receitas criadas por ela, inclusive a barriga de porco apresentada na final do reality culinário:

+ Barriga de porco com especiarias (five spices)
+ Arroz de jasmim com leite de coco, lula e mix de cogumelos

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s