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Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
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MasterChef 4: bastidores e tudo sobre a nova temporada

Duas mulheres disputam mais uma vez o título e Michele leva a melhor; sabia mais sobre a competição com profissionais

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h27 - Publicado em 29 ago 2017, 17h50

Ela corria por fora e parecia ter poucas chances de chegar. Não é que a catarinense Michele foi derrubando um a um de seus adversários e levou o troféu de MasterChef Brasil? Se fosse num derby, ela seria considerada uma azarona, aquele cavalo em que ninguém aposta, mas leva e com vantagem. É a antítese da falta de sorte.

Vencer uma oponente como Deborah na final não foi pouco. Tive a oportunidade de provar os pratos das duas quando havia ainda quatro concorrentes. Seguramente, a receita da rival era mais refinada do que a dela. Enquanto Michele apresentou uma massa com múltiplos ingredientes – era um ravióli com massa de cacau recheado de camarão, molho bisque e espuma de manga – para mim, a manga sobrou.

A comemoração da nova MasterChef: superação de dificuldades triviais como não saber passar café (Carlos Reinis/Band/Veja SP)

Deborah fez aquele que seria o melhor prato, uma massa fresca ao pesto com mollica, a farofinha de pão que substituiu o queijo em receitas do mar. Sim, porque o complemento era uma lagosta que seria muito apetitosa se não estivesse crua. Afinal, aquele era um prato italiano e não uma receita crua japonesa.

Nesse episódio, não tenho dúvidas de que Valter foi o melhor. Como se trata de um cara firme e decidido, que pouco se abala, acreditei que fosse vê-lo na final.

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Mas esse é um game de cozinheiros que expõem seu talento diante de câmera e sob intensa pressão. Tudo pode acontecer no estúdio. Além de Michele ter crescido muito ao longo da temporada, sua grande virtude foi manter-se estável, calma. Conseguiu assim seu passaporte para a vitória. Quanto ao fato de ser brasileira e não saber passar um café pode soar estranho, já entrou para o folclore do MasterChef. Mas certamente não é obrigação nem crime.

O troféu é dela: a ganhadora ao lado dos jurados Jacquin, Paola e Fogaça (Carlos Reinis/Band/Veja SP)

Ana Paula Padrão e os bastidores do MasterChef

Hoje, Ana Paula Padrão revela detalhes dos bastidores do MasterChef e porque as pessoas amam tanto o programa. A ideia brotou quando estavam gravando a primeira temporada de MasterChef Profissionais. Por isso, o backstage será mostrado particularmente com os chefs nada amadores. “Foi quando começamos a abrir as câmeras para cobrir os bastidores, me contou a jornalista-apresentadora.

Ana Paula: bastidores revelados (Carlos Reinis/Band/Divulgação)

Os fãs do programa poderão ver a montagem dos estúdios, como chegam os insumos e como é feita sua distribuição, o trabalho dos culinaristas, a atuação do diretor de elenco, a montagem da estrutura de uma externa, a quantidade de refletores e outros equipamentos, os responsáveis pela escolha dos figurinos, quem respondem pela maquiagem e, claro, a participação nas redes sociais, em especial no Twitter. Serão vistos ainda os camarins dos jurados Paola Carosella (Arturito e La Guapa Empanadas), Erick Jacquin (Tartar & Co e Le Bife) e Henrique Fogaça (Sal GastronomiaJamileAdmiral’s Place e Cão Véio), além da própria Ana Paula.

Também estarão lá histórias de ex-participantes como Izabel e Raul e as Cenouritas, a Ivana e a Sophia, do MasterChef Júnior, que mantêm um canal no Youtube. Padrão entrevista ainda o polêmico segundo colocado Marcelo Zaidan Verde da temporada profissional, assim como a vencedora Dayse Paparoto.

Semana que vem, estreia a nova edição de MasterChef Profissionais, que terá catorze episódios, três a mais do que a temporada anterior.

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