Imagem Blog

Blog do Lorençato Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Arnaldo Lorençato
O editor-executivo Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há mais de 30 anos. De 1992 para cá, fez mais de 16 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista é professor-doutor e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie
Continua após publicidade

Cozinha do Lorençato convida Helô Bacellar

Dona do Lá da Venda, a chef e escritora, que planeja inaugurar sistema de delivery, dá uma deliciosa receita caipira

Por Arnaldo Lorençato Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 14h24 - Publicado em 26 jun 2020, 07h30

O Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, nasceu em junho do ano passado, mês de festas que se aproxima do fim. E para encerrar a temporada junina, nada melhor que conversar neste episódio #55 com uma especialista em cozinha caipira, a chef Heloisa Bacellar, a Helô. Aliás foi eleita a quituteira do ano em 2017 e teve seus salgados do Lá da Venda reconhecidos como os melhores da capital por três vezes pelo guia anual VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER. A cozinheira reúne o melhor do mundo já que é formada também em culinária francesa pelo liceu Le Cordon Bleu de Paris.

O Lá da Venda é um armazém com comidinhas e objetos. Não é lugar para comer e tchau. Tem todo um contexto de alegria e convivência

Helô Bacellar, do Lá da Venda

De prosa fácil e muita meiguice no olhar, Helô tem uma definição para seu espaço de trabalho, que segue fechado por causa da pandemia. “O Lá da Venda é um armazém com comidinhas e objetos. Não é lugar para comer e tchau. Tem todo um contexto de alegria e convivência”, explica a chef que está para iniciar sua versão delivery. No bate-papo, ela conta que vai reduzir a operação e concentrar tudo na unidade da Vila Madalena. Baixará de mais de 30 para apenas oito funcionários.

Continua após a publicidade
Helô: “Quando dou uma receita, quero que qualquer pessoa consiga fazer aquele prato” (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

Além de cozinhar, ela, que foi dona da extinta escola de cozinha Atelier Gourmand, adora ensinar pelo canal que mantém na internet, o nacozinhadahelo.com.br. “Quando dou uma receita, quero que qualquer pessoa consiga fazer aquele prato”, diz com generosidade. E deixa também um conselho para quem quer aprender a pilotar o fogão. “O conselho essencial para um iniciante na cozinha é aprender a técnica. Com uma técnica boa, ele faz o que quiser.”

Quando dou uma receita, quero que qualquer pessoa consiga fazer aquele prato

Continua após a publicidade

Helô Bacellar, do Lá da Venda

Escrevi certa vez que Helô é uma Sherazade de forno e fogão ao descrever receitas como quem conta uma bela história. Então, não se surpreenda. Você vai se encantar como ela descreve a preparação de um prato na seção “Receitinha”, que encerra a prosa. É a paçoca de carne, que aprendeu ainda na infância. “Não tem receita fixa, só uma base”, define essa “comida pura de roça, comida caipira”. Pode ser feita com carne-seca ou fresca refogada. “É comida para aproveitar o que você tem em casa, para render”, enaltece, lembrando que essa paçoca salgada vem de uma época em que não havia geladeira.

Paçoca de carne: receita que a chef aprendeu na infância (Divulgação/Divulgação)

O conselho essencial para um iniciante na cozinha é aprender uma técnica. Com uma técnica boa, ele faz o que quiser

Helô Bacellar, do Lá da Venda

Entre uma e outra pausa, Helô deixa escapar uma das melhores definições para cozinha que já ouvi “É afeto que transborda.” Para acompanhar a conversa, dá o play no YouTube, no Spotify, no Deezer ou aqui:

Continua após a publicidade

 

Assine a Vejinha a partir de 6,90 mensais

Continua após a publicidade

Valeu pela visita! Para me seguir nas redes sociais, é só clicar em:
Facebook: Arnaldo Lorençato

Instagram: @alorencato
Twitter: @alorencato

Para enviar um email, escreva para arnaldo.lorencato@abril.com.br

Caderno de receitas:
+ Fettuccine alfredo como se faz em Roma

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.