Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Blog do Lorençato Por Arnaldo Lorençato O editor sênior Arnaldo Lorençato é crítico de restaurantes há 29 anos. De 1992 para cá, fez mais de 15 000 avaliações. Também é autor do Cozinha do Lorençato, um podcast de gastronomia, e do Lorençato em Casa, programa de receitas em vídeo. O jornalista leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie

Alberto Landgraf fechará o premiado Epice para reforma

O chef Alberto Landgraf está a milhão, com muitos projetos em marcha. Ele acaba de trocar de sócios no Epice, premiado como o melhor contemporâneo na edição especial “Comer & Beber” de VEJA SÃO PAULO do ano passado. No lugar do casal Lara Abou Ezzeddine e Pedro Keese de Castro, entraram com 66,6% os irmãos Bruno e Leonardo […]

Por Arnaldo Lorençato Atualizado em 26 fev 2017, 21h01 - Publicado em 6 set 2014, 13h36
Landgraf: muito projetos em curso (Foto: Ligia Skowrosnki)

Landgraf: muito projetos em curso (Foto: Ligia Skowrosnki)

O chef Alberto Landgraf está a milhão, com muitos projetos em marcha. Ele acaba de trocar de sócios no Epice, premiado como o melhor contemporâneo na edição especial “Comer & Beber” de VEJA SÃO PAULO do ano passado. No lugar do casal Lara Abou Ezzeddine e Pedro Keese de Castro, entraram com 66,6% os irmãos Bruno e Leonardo Ventre, donos do beato, fechado neste momento para reforma.

+ Restaurante francês com cozinha de bistrô faz refeição completa a 34,50 reais
+ 10 pizzarias com redondas de dar água na boca
+ Saiba todos os detalhes da abertura do primeiro Red Lobster paulistano
+ Tudo sobre o teste da Paçoquita versus a Nutella

Landgraf enfatiza que recebeu várias propostas de interessados em ingressar no Epice. A escolha dos irmãos Ventre foi algo que ele garante ter feito com muito cuidado. “Era importante alguém que acreditasse nos mesmos princípios que tenho em relação à cozinha, aos funcionários e aos ingredientes que usamos”, diz. Pesou nessa decisão o fato dos novos sócios serem proprietários de uma fazenda de café orgânico da qual virá não só o café para os dois restaurantes, mas onde haverá a produção própria de legumes orgânicos. “São meninos que admiro e estou muito orgulhoso e feliz de poder construir essa nova empresa juntos”, diz.

Os irmãos Ventre: comunhão com as propostas de Landgraf (Foto: divulgação)

Os irmãos Ventre: comunhão com as propostas de Landgraf (Foto: divulgação)

Junto com Landgraf, os novos sócios decidiram fechar também o Epice. Mas temporariamente. Será para uma repaginação geral programada para a partir de 1º de outubro, com previsão de estar concluída em novembro. “Quero que o salão seja também um retrato de nossa cozinha”, explica Landragf. Ou seja, é um salão caretinha para uma comida moderna. Para criar o projeto foi convidado Marcelo Ferraz,  antigo parceiro da arquiteta Lina Bo Bardi, que se viva  completaria 100 anos em dezembro, como conta minha colega Laura Ming nessa ótima matéria (clique aqui para ler). Os móveis serão da oficina Baraúna, também de Ferraz. O chef diz que a reforma era necessária porque precisava promover mudanças estruturais como o ar-condicionado, que não raro entrava em pane.

+ Aprenda a fazer o tiramisu original. É  bico!
+ Conheça o restaurante com a mais bela vista de São Paulo
+ Descubra cinco restaurantes mundo afora com visuais de ofuscar a retina
+ Helena Rizzo, do Maní, é a melhor chef do mundo

Landgraf meterá sua colher na cozinha do beato, que deve ser reaberto em 1º de outubro, com visual completamente modificado e desenvolvido pelo escritório de arquitetura H2C.  Esqueça também o antigo cardápio, do qual não sobrará nada. Landgraf promete renová-lo por completo com outros pratos. Adianto aqui alguns exemplos, como o caldinho de feijão com barriga de porco curada e o bife à milanesa com salada de batata e vinagrete. No fim desta nota nota, você conhecer mais pratos que Landgraf mandou exclusivamente para os leitores do blog por WhattsAap, enquanto participava, no Peru, de um jantar ontem, 5 de setembro, no Astrid y Gastón, em Lima. Ele também explica que o conceito “será  uma releitura de pratos do  dia a dia com técnicas e nossos princípios de seleção de ingredientes traduzidas para esse estilo de comida. Teremos snacks, entradas, pratos e sobremesas, além de um prato do dia nos almoços da semana”.

Continua após a publicidade
O visual do Epice: valido só até 30 de setembro (Foto: Ligia Skowrosnki)

O visual do Epice: valido só até 30 de setembro (Foto: Ligia Skowrosnki)

As mudanças também se estendem ao comando da cozinha do beato, como revela Landgraf. Agora, será dirigida por seu subchef José Felix Carvalho Junior, “o Zé, que está comigo desde o primeiro dia do Epice. Vão no total cinco cozinheiros do Epice para lá”, adianta. Outro novidade é que Kennedy Nascimento, bartender do Epice, vai liderar o bar (você pode conhecer um pouco mais sobre Nascimento nesta matéria sobre barmen de restaurantes). O atual titular do beato, Thiago Koch, integrará a equipe do Epice. Landgraf diz que ele será um dos cozinheiros líderes, mas o posto de subchef ficou para Vinicius Maciel, outro profissional que está na casa desde o início.

+ Ranking com os melhores rodízios de comida japonesa de São Paulo
+ Quer saber onde almoçar ou jantar? Veja a lista de restaurantes selecionados
+ Para bancar o chef: as receitas de VEJA SÃO PAULO

É pouco? Não para Landgraf. Ele também está exultante com uma viagem que fará para Moscou na segunda semana de outubro participar do projeto Arte 19, que une arte e gastronomia. Durante uma semana, ele terá um restaurante pop up na capital russa com pratos que deram fama e prêmios ao Epice.

Conheça a primeira versão do cardápio do beato

Confira o projeto do novo beato

#gallery-1 {
margin: auto;
}
#gallery-1 .gallery-item {
float: left;
margin-top: 10px;
text-align: center;
width: 33%;
}
#gallery-1 img {
border: 2px solid #cfcfcf;
}
#gallery-1 .gallery-caption {
margin-left: 0;
}
/* see gallery_shortcode() in wp-includes/media.php */

Obrigado pela visita. Aproveite para deixar seu comentário, sempre bem-vindo, e curtir a minha página no Facebook. Também é possível receber as novidades pelo Twitter.

Continua após a publicidade
Publicidade