Falta de 2ª dose da AstraZeneca afeta 51% das Unidades Básicas de Saúde
Prefeitura alega que problema ocorre após Ministério da Saúde descumprir cronograma de entrega de lote para segunda dose
A falta de 2ª dose da vacina AstraZeneca afeta 51% das 468 Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo, segundo informou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, na manhã desta quinta-feira (9). As informações são do G1.
De acordo com Aparecido, às 14h30 desta quarta-feira (8), todas as unidades registravam cerca de 38 mil doses de AstraZeneca para a aplicação da segunda dose. O secretário alega que o problema ocorre após Ministério da Saúde descumprir cronograma de entrega de lote para segunda dose, o que provocou desabastecimento.
A Secretaria calcula que sejam necessárias pelo menos 80 mil doses para completar o esquema vacinal da população. Entretanto, Aparecido afirma que não há perspectiva para que a secretaria Municipal da Saúde receba novas doses de AstraZeneca do governo do estado, que, por sua vez, apenas distribui os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde.
Na sexta (3), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que vai ficar duas semanas sem entregar doses de AstraZeneca para o Ministério da Saúde. A paralisação temporária da entrega pode prejudicar quem está para completar o ciclo vacinal.
Houve atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é o componente usado para fabricar a vacina. O composto é importado da China.
As próximas entregas da Fiocruz estão programadas para acontecer entre os dias 13 e 17 de setembro. A fundação informou que vai entregar 15 milhões de doses neste mês.
LEIA MAIS | De balada a Fórmula 1, São Paulo prepara retomada gradual
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
- Cultura & LazerComo será a nova sede do Masp, no prédio vizinho, com túnel subterrâneo para o edifício de Lina Bo Bardi
- OlimpíadasRebequinhas: Jovens ginastas precisam superar distrações das redes sociais, falta de patrocínio e o ano perdido da pandemia
- CidadesPor sonho da paternidade, homens buscam barriga solidária ou de aluguel