Continua após publicidade

Falta de 2ª dose da AstraZeneca afeta 51% das Unidades Básicas de Saúde

Prefeitura alega que problema ocorre após Ministério da Saúde descumprir cronograma de entrega de lote para segunda dose

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 27 Maio 2024, 19h36 - Publicado em 9 set 2021, 11h39
Imagem mostra enfermeira retirando dose de vacina de fraco com seringa
Enfermeira segura seringa com dose de vacina contra a Covid-19 (Governo de São Paulo/Divulgação)
Continua após publicidade

A falta de 2ª dose da vacina AstraZeneca afeta 51% das 468 Unidades Básicas de Saúde da cidade de São Paulo, segundo informou o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, na manhã desta quinta-feira (9). As informações são do G1.

De acordo com Aparecido, às 14h30 desta quarta-feira (8), todas as unidades registravam cerca de 38 mil doses de AstraZeneca para a aplicação da segunda dose. O secretário alega que o problema ocorre após Ministério da Saúde descumprir cronograma de entrega de lote para segunda dose, o que provocou desabastecimento.

A Secretaria calcula que sejam necessárias pelo menos 80 mil doses para completar o esquema vacinal da população. Entretanto, Aparecido afirma que não há perspectiva para que a secretaria Municipal da Saúde receba novas doses de AstraZeneca do governo do estado, que, por sua vez, apenas distribui os imunizantes enviados pelo Ministério da Saúde.

Na sexta (3), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou que vai ficar duas semanas sem entregar doses de AstraZeneca para o Ministério da Saúde. A paralisação temporária da entrega pode prejudicar quem está para completar o ciclo vacinal.

Continua após a publicidade

Houve atraso na entrega do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é o componente usado para fabricar a vacina. O composto é importado da China.

As próximas entregas da Fiocruz estão programadas para acontecer entre os dias 13 e 17 de setembro. A fundação informou que vai entregar 15 milhões de doses neste mês.

LEIA MAIS | De balada a Fórmula 1, São Paulo prepara retomada gradual

Continua após a publicidade

+Assine a Vejinha a partir de 8,90.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 39,96/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.