Coronavírus: São Paulo registra mais duas mortes; total vai a 3
Informação foi divulgada nesta quarta-feira (18). Saiba mais
A cidade de São Paulo registrou mais duas mortes por coronavírus, o Covid-19, nesta quarta-feira (18). A informação foi divulgada inicialmente pela operadora de saúde Prevent Senior, e confirmada pela Vejinha com a Secretaria de Estado da Saúde.
As vítimas estavam internadas no Hospital Sancta Maggiore e tinham 65 e 80 anos de idade. A vítima mais nova tinha problemas de saúde anteriores, o que se agravou com a contaminação pelo coronavírus.
Na terça (17) o estado havia registrado a primeira morte pela doença na mesma rede de hospital. Existem ainda outra morte em investigação pela Prevent Senior. O paciente tinha 62 anos de idade e estava internado na unidade Paraíso do Hospital Sancta Maggiore. Ele tinha um quadro anterior de diabetes e hipertensão. A vítima teve sintomas do coronavírus no dia 10 de março, foi internado na UTI no dia 14 e morreu no dia 16.
Fechamento de shopping centers
O governador João Doria anunciou nesta quarta o fechamento de todos os shopping centers da região metropolitana de São Paulo. Os centro comerciais terão até a próxima segunda (23) para fechar as portas; o recesso deve durar, pelo menos, até o dia 30 de abril. A decisão, divulgada durante coletiva de imprensa, faz parte das medidas preventivas para conter a disseminação da Covid-19.
A decisão não vale para shoppings do interior e do litoral – por enquanto, apenas os da Grande São Paulo devem acatar a medida. A partir da semana que vem, também estarão fechadas todas as escolas públicas de São Paulo. A suspensão gradual das aulas teve início no último dia 16.
O Governo do Estado de São Paulo também orientou o fechamento gradual de academias até o próximo domingo (22). Nesta terça foi anunciado, ainda, que as delegacias de polícia vão funcionar em regime especial.
Ontem, o prefeito Bruno Covas decretou situação de emergência em São Paulo, com medidas como a dispensa de licitação para compra de bens e serviços destinados ao enfrentamento do coronavírus e a suspensão do rodízio de veículos por tempo indeterminado.
Suspensão de transporte público no ABC
O Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizou uma assembléia nesta quarta para determinar as medidas que serão adotadas nas cidades da região após o aumento do número de casos de coronavírus, o Covid-19, no Brasil. A reunião contou com a presença de prefeitos de Santo André, São Caetano, São Bernardo, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra.
Ficou determinada a suspensão temporária do transporte público municipal nas cidades acima. A medida será gradativa até 28 de março. A interrupção total acontecerá a partir do dia 29 de março, uma segunda-feira. A medida permanecerá em vigor por período indeterminado. “A decisão tem o objetivo de minimizar danos à população e preservar vidas no Grande ABC”, diz o texto divulgado pelo consórcio. Até o momento não houve nenhuma movimentação do governo estadual para a paralisação das operações na linha 10-Turquesa da CPTM, que passa pelas cidades.