Coxinha ganha versões bacanas em restaurantes
Antes atração das vitrines de padarias e botequins, o salgado surge com nova roupagem em endereços badalados da cidade
Pegue uma receita simples, refaça-a com matérias-primas mais sofisticadas e, depois de pronta, venda-a com a cobertura da palavra “gourmet”. Nesse novo modismo gastronômico da capital, até o velho e bom pastel de feira ganhou roupagem chique — acompanhada, evidentemente, de um belo reajuste no preço. A bola da vez é a coxinha. O tradicional salgado saiu do meio das estufas de botequim e está virando atração de alguns restaurantes bacanas.
No contemporâneo Mimo, ele aparece na versão míni, de mandioquinha com raspas de limão-siciliano, e é oferecido como cortesia antes da refeição uma vez por semana. O sucesso foi tanto que a proprietária Fernanda Duarte vai incluir o produto na happy hour a partir de julho. “Recentemente, um cliente encomendou vinte de uma vez”, conta. Para atender a esse tipo de pedido, ela monta caixas com seis unidades a 8 reais. No Feed Food, o prato também leva mandioquinha e costuma ganhar elogios por sua textura sedosa. Custa 19,50 reais a porção.
O chef Jefferson Rueda, do italiano Attimo, investiu em um recheio com galinha caipira desfiada e cobra 18 reais (quatro miniunidades) pelo resultado. O catupiry faz a diferença no trio de coxinhas do Marcelino Pan y Vino, a 19 reais. Na receita entra a coxa da asa do frango com osso envolta em uma massa empanada na farinha japonesa panko. “Vendemos quarenta porções por semana”, conta a cozinheira Daniela França Pinto.
No Las Chicas, de Carla Pernambuco e Carolina Brandão, é feita uma combinação de massa de mandioca e camarão ao queijo roquefort (23 reais por sete salgados). Outro lugar que capricha no negócio, o Rothko usa confit de pato na preparação e cobra 20 reais a unidade — mais que o triplo do preço médio de um salgado simples do tipo vendido em bares e padarias.
Embora a onda tenha se espalhado só recentemente, o primeiro endereço sofisticado a apostar no petisco foi o Gero Caffè. Desde sua inauguração, em 1998, esse restaurante, instalado no Shopping Iguatemi, faz uma coxa empanada de recheio cremoso servida com salada (23 reais).
+ A receita do Mimo e uma galeria de imagens com mais coxinhas
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Pré-Carnaval 2026 em SP: guia com ensaios de blocos e festas em janeiro
IPTU 2026: Prefeitura de SP abre consulta e calendário de pagamento; saiba como garantir desconto





