Novas casas oferecem capacidade máxima para quarenta pessoas
Recém-inaugurados, espaços com poucos metros quadrados priorizam clima aconchegante para bate-papo e serviço de primeira para os clientes
O conceito é minimalista: poucos metros quadrados e pequena quantidade de mesas. Com boa comida e bebida, bares acanhados recém-inaugurados na capital dão prioridade ao bate-papo, deixando de lado a badalação típica desses negócios. Do fim do ano passado para cá, sete estabelecimentos no formato surgiram aqui. O mais novo é o Underdog, aberto em Pinheiros há um mês e meio, com 25 lugares e meros 15 metros quadrados. Lá são oferecidos carnes e hambúrgueres a preços acessíveis. O Mandíbula, no centro, funciona desde abril: são 26 cadeiras em 40 metros quadrados. Além dos quatro rótulos de cerveja artesanal, vende 600 discos de vinil.
Outros dois estabelecimentos do tipo chegaram neste ano. O Casa Café, de fevereiro, em Pinheiros, tem 38 assentos e é o maior da leva, com 120 metros quadrados. Os setenta tipos de cachaça, de várias regiões do Brasil, são o ponto forte. Com capacidade para 24 pessoas sentadas e 50 metros quadrados, o Bottega Bernacca, no Jardim Paulista, veio um mês antes. A especialidade é a cozinha italiana, acompanhada de uma carta com 33 vinhos. “Toda semana, montamos quatro opções de massa com ingredientes importados”, diz o sócio Gianluca Perino.
A onda recente começou no fim do ano passado. Em dezembro, apareceram o Cateto, na Mooca (36 lugares, 54 metros quadrados), e o Balcão 304, na Saúde (quarenta cadeiras, 100 metros quadrados). O primeiro aposta no mix entre cervejas e frios, enquanto o segundo avança na informalidade e dispensa até os garçons: os clientes retiram os pedidos direto do balcão. Aberto nas Perdizes no mês anterior, o Tiquim, com trinta assentos e 50 metros quadrados, une pratos requintados a cerveja. “Queria oferecer um serviço de qualidade em clima de boteco”, diz a chef e sócia Bianca Battesini.

Balcão 304 Fernando Moraes

Quem são os médicos mortos em Alphaville
Empresa de médico que matou dois colegas de profissão em Alphaville afirma que crime foi estritamente pessoal
Henri Castelli: o que se sabe sobre agressão que desfigurou rosto do ator
Quem era Andre Miceli, apresentador da Jovem Pan que morreu na sexta (16)
Quem foi Ângela Diniz e por que sua história atrai tanta atenção?





