Cidade em festa: veja a programação cultural do aniversário de São Paulo
A capital paulista celebra 470 anos com agenda de shows gratuitos, exposições inéditas, novidades gastronômicas e corrida de rua
No aniversário da cidade diversos estabelecimentos estão preparando programações especiais para o feriado municipal.
Confira a seguir uma lista de atrações para festejar, que inclui shows gratuitos de Baby do Brasil e Mart’nália, exposições inéditas, oficinas culturais, corrida na rua e novidades gastronômicas.
MUSEUS
Os museus paulistanos também vão entrar na comemoração do aniversário da cidade no dia 25. No Museu das Favelas, acontece a visita educativa A Favela Merece um Palácio!, guiada pelo educador Wevs, que dialoga com os sambas de Geraldo Filme.
A relação de outro artista icônico com a cidade, Adoniran Barbosa, é o tema da atividade Para Além do Trem das 11, no Museu da Imigração.
No Museu da Língua Portuguesa, também acontecerão as visitas especiais Quem Civiliza Quem? e Presenças Negras na Construção da Cidade de São Paulo. No Museu do Ipiranga, a atração especial será o concerto do Coral Heliópolis do Instituto Bacarelli.
Também acontece, na Casa Mário de Andrade, a oficina Bonecos de Papel: Mário de Andrade em São Paulo, que convida o público a fazer bonecos inspirados na época que o escritor viveu, e, na Casa Museu Ema Klabin, uma caminhada fotográfica pelo Jardim Europa.
ARTES VISUAIS
Exposições que celebram a cidade estreiam no feriado. É o caso de São Paulo 470 Anos, projeto da Galeria VerArte que reúne obras de dezesseis artistas dedicadas a diferentes bairros da cidade.
Os trabalhos serão exibidos em banners na fachada do Conjunto Nacional a partir do dia 25, além de comporem um livro organizado por Vera Simões.
Na Casa de Cultura Odisseia, abre no sábado (20) a mostra individual Celebrando São Paulo, de Malu Mesquita, que reúne mais de 100 fotografias de paisagens da cidade.
Em cartaz no Museu de Arte Sacra de São Paulo a partir do dia 24, a exposição Santa Ana em São Paulo: Devoção Refletida na Arte explora a influência da padroeira na cultura paulistana.
+ Filhas de Palmirinha Onofre brigam na Justiça por herança milionária
CORRIDA
O XXVI Troféu Cidade de São Paulo Hospital Edmundo Vasconcelos acontece na manhã do dia 25, com corrida e caminhada na região do Parque Ibirapuera.
São quatro percursos, com largada e chegada no Obelisco: a corrida de 10 quilômetros, a corrida de mesma distância para pessoas com deficiência, a corrida de 6,1 quilômetros e a caminhada no mesmo trajeto.
As corridas oferecem troféus para os primeiros colocados, e uma delas dará a premiação em dinheiro. As inscrições estão disponíveis até o dia 22 e custam a partir de 130 reais.
MÚSICA
No feriado, shows vão rolar em todas as regiões da cidade. Neste ano, o tema da programação da prefeitura é Elas Cantam São Paulo, com foco em artistas mulheres.
No palco principal, na Avenida São João, se apresentam Baby do Brasil e Naiara Azevedo, e, nos centros culturais, nomes como Luciana Mello, Lexa, Mart’nália, Karina Buhr, Tati Quebra Barraco, Marvvila e MC Tha.
Também gratuitamente, o Solar Fábio Prado, no Jardim Paulistano, recebe o quarteto Fios de Choro.
No Theatro Municipal, a Orquestra Sinfônica Municipal, o Coro Lírico e o Coral Paulistano abrem a temporada com o concerto Catedrais Sonoras, nos dias 25, 26 e 27, homenageando o bicentenário de nascimento do compositor austríaco Anton Bruckner — os ingressos custam entre 12 e 66 reais.
+ Sala São Paulo ganhará novo espaço para espetáculos com 600 lugares
GASTRONOMIA
Restaurantes da cidade celebram o aniversário da capital com pratos especiais. O Rancho Português, na Vila Olímpia, já introduziu no cardápio o bacalhau com as postas assadas cobertas com broa de milho acompanhado de purê de aipim (392 reais, para três pessoas), disponível até o dia 31.
No tradicional La Casserole, no Centro, a pedida festiva é servida entre os dias 25 e 28: o picadinho de filé-mignon (89 reais), acompanhado de ovo poché, arroz, feijão e farofa de banana-da-terra.
O variado Carlota, em Higienópolis, serve no almoço do feriado o mini-hot dog no pão de milho com linguiça (59 reais), o virado à paulista (97 reais) e, de sobremesa, ovos nevados com creme de rapadura (36 reais).
No Itaim Bibi, o Chez Claude, de Claude Troisgros, adiciona ao menu do almoço e jantar, do dia 22 ao 28, o cuscuz paulista (54 reais) com molho à base de tomate, kimchi e chouriço espanhol.
O prato, mais à moda clássica, também será servido no Dalva e Dito, do chef Alex Atala, no Jardim Paulista, com um detalhe: até o dia 25, os clientes receberão na mesa amostras do cuscuz de camarão e de sardinha, e votarão no seu favorito — no aniversário da cidade, será anunciada a versão vencedora, que entrará no cardápio por um período.
NOITE MODERNISTA
No dia 25, o Circolo Italiano, no Edifício Itália, recebe a Experiência Cultural Nômade, uma atração tripla, com mostra, peça de teatro e jantar.
A programação começa às 18h, na Galeria Edmondo Biganti, com uma exposição de Gregório Gruber, pintor paulista que registra a cidade há décadas.
Depois, às 19h30, a proposta é que o público volte no tempo e adentre o círculo intelectual dos modernistas com o espetáculo Gertrude Stein Recebe Mário de Andrade.
No salão nobre, os visitantes se misturam a atores que encenam a visita fictícia de Mário (papel de Denis Victorazo) ao apartamento da escritora americana (Eliana Guttman) em Paris.
Figuras como Anita Malfatti (Amazyles de Almeida) e Monteiro Lobato (Fábio Saltini) também estarão presentes. A experiência termina com um jantar inspirado nos pratos amados por Mário, como empadinha e quindim. (Júlia Rodrigues)
OFICINAS
Outra parte da programação gratuita acontece nas oficinas culturais. Na Alfredo Volpi, em Itaquera, será inaugurada no dia 25 a exposição Memórias Periféricas — Há Uma Década Passeando pelas Ruas, do coletivo Passeando pelas Ruas.
Na Maestro Juan Serrano, em Taipas, acontece o show Tributo a Rita Lee, da cantora Eve da Mata, e as atividades Carimbando São Paulo — Estamparia Manual em E.V.A. e Foto Projeção Imersiva em Cenário Digital: SP 470 Anos.
Por fim, na Oswald de Andrade, no Bom Retiro, acontece a performance Oswald Dança Rita Lee, com a bailarina e DJ Daniela Moraes, e o projeto Estampando São Paulo, com personalização de camisetas, além da inauguração da mostra Ocupação Hulda Bittencourt — Uma História com a Dança.
Publicado em VEJA São Paulo de 19 de janeiro de 2024, edição nº 2876