Clique e assine por apenas 6,90/mês

Como se sentir conectado em tempos de quarentena? Meditando

Novo Positiv App reúne práticas guiadas por quarenta professores e lança campanha #meditacomigo, com duas sessões abertas por dia na quarentena

Por Helena Galante - Atualizado em 31 Mar 2020, 10h41 - Publicado em 26 Mar 2020, 11h48

Durante oito anos, toda terça-feira, Renata Rocha se reunia com os amigos para meditar, cada semana na casa de um. Cerca de 8 000 pessoas participaram da prática que a idealizadora dos encontros conheceu através de ioga e, depois, por viagens ao Oriente. “Tive um insight: dedicar minha vida a levar a meditação para o maior número de pessoas”, conta Renata, que acaba de disponibilizar o Positiv App. Numa das ações de lançamento, no último dia 19, perto de 159 000 meditadores passaram pela transmissão ao vivo feita por ela em parceira com a apresentadora Angélica, que está entre os mais de quarenta professores do aplicativo. Além de meditações diárias, há programas completos para quem quer estabelecer intenções para o dia, treinar a atenção plena e a inteligência emocional, ou transformar ansiedade em presença. As masterclasses também vão no caminho abrangente, da alimentação vegana à liderança consciente. A ferramenta tem uma versão gratuita e outra paga, por 179,99 por ano (o equivalente a 15 reais por mês). Dá também para testar a versão premium por 7 dias, sem custo.

Durante o período atual de necessária quarentena, o perfil no Instagram do Positiv App (@positivapp) conduz a campanha #meditacomigo. Todo dia, às 8 horas e às 20 horas, rolam ao vivo conversas e práticas guiadas de autocuidado, para ajudar a manter corpo e mente saudáveis. “O movimento veio de uma vontade grande de ajudar as pessoas.” Depois desse momento, meditadores iniciantes e experientes compartilham sensações parecidas de mais calma e apoio. “Precisamos resgatar o nosso senso de comunidade neste período de incerteza. Estamos aqui para ajudar uns aos outros, mas a gente esquece do nosso propósito”, conclui Renata.

CONHEÇA ALGUNS DOS PROFESSORES

Renata Rocha: idealizadora do Positiv App Daniel Pinheiro/Divulgação

Renata Rocha: Fundadora e sócia do Positiv App, é a voz tranquila que conduz as meditações diárias. No programa de escaneamento corporal, que tem cerca de 17 minutos de duração, ensina a prestar atenção em diferentes partes do corpo, para identificar pontos de tensão e soltar nós, a fim de relaxar e deixar a energia se movimentar mais naturalmente.

Continua após a publicidade
Angélica: descoberta da meditação após um início de síndrome do pânico Pedro Monteiro/Divulgação

Angélica: A apresentadora do futuro programa Simples Assim começou a praticar meditação transcendental depois de um princípio de síndrome no pânico. “É como se a meditação nos tornasse um pontinho de luz”, conta no primeiro de três encontros da triha Primeiros Passos na Meditação, que foca durante 7 minutos atingir maior relaxamento.

Paulinha Oliveira: meditações com Lembretes do Amor Divulgação/Divulgação

Paulinha Oliveira: Terapeuta que atua com os princípios e práticas do livro Um Curso em Milagres e convidada do episódio Na Frequência do Amor, do podcast Jornada da Calma, guia uma série de sete dias com Lembretes do Amor. Em Eu Escolho Ficar em Paz, de 6 minutos, carinhosamente incentiva o ouvinte a se perceber. “Numa postura de cientista da própria mente, permita-se observar.”

Pedro Franco: técnica de ioga Daniel Pinheiro/Divulgação

Pedro Franco: Fundador da Premananda Yoga School, guia oito práticas com técnicas de ioga. Na sessão Ativação do Terceiro Olho, de 12 minutos, começa com uma gentil indicação: “Com os olhos fechados, pálpebras relaxadas, visualize a imagem de um triângulo azul celestial brilhante no próprio rosto”. Exercícios de respiração também são utilizados no processo.

Márcia De Luca: meditação, ioga e ayurveda Divulgação/Divulgação

Márcia de Luca: Estudiosa de ioga, meditação e ayurveda há mais de quarenta anos, está à frente do projeto de 21 dias para meditação plena. Na sessão Nossa Essência É o Silêncio, de pouco mais de 8 minutos, aborda a importância de um mergulho dentro de si mesmo. “Quanto mais profundo for o aquietamento da mente, mais dinâmica será a nossa ação.”

Continua após a publicidade
Edu Farah: liderança e alta performance Daniel Pinheiro/Divulgação

Edu Farah: Autor do livro Mindfulness para uma Vida Melhor, publicado pela Editora Sextante, é doutor em administração, professor da FGV e consultor de empresas há 27 anos. Na meditação Mindfulness no Trabalho, de pouco mais de 13 minutos, aborda alta performance. “Foco é fundamental. É usar bem o seu tempo, pôr energia naquilo que precisa, e não pôr em nada mais.”

Assine a Vejinha por 19,90 mensais.

Publicidade