O que fazer no fim de semana sem gastar nada

Seleção inclui passeios em família, cinema, teatro e exposições

Quer curtir um passeio em família nesse Dia dos Pais? E que tal uma peça de teatro ou um cineminha sem pagar nada por isso? Pois preparamos uma seleção para te ajudar a passar o fim de semana com muita diversão. Confira a lista de atividades gratuitas!

EM FAMÍLIA

Festa de Achiropita

Já ficou sabendo? Até 2 de setembro acontece a 92ª edição da Festa de Nossa Senhora Achiropita nas ruas do Bixiga. Junto à paróquia que leva o nome da santa, os visitantes poderão se divertir em brincadeiras, como pescaria e tiro ao alvo, e comer uma infinidade de pedidas de origem italiana preparadas pelas “mammas da Achiropita”. Disputada, a fogazza com recheio de mussarela e tomate é o maior sucesso da festa. Cerca de 20 mil unidades são vendidas a cada fim de semana. A espera nas filas, no entanto, vale a pena!

Paróquia Nossa Senhora Achiropita. Rua Treze de Maio, 478, Bela Vista. Sábado, das 18h à 0h; domingo, das 17h às 23h. Até 2 de setembro.

Fogazzas: recheadas com mussarela e tomate, a pedida é o sucesso da festa

Fogazzas: recheadas com mussarela e tomate, a pedida é o sucesso da festa (Divulgação/Divulgação)

Do Minhocão para o Sesc

Em cartaz até 2 de setembro, o Grupo Esparrama leva para o Sesc Pompéia o espetáculo Navegar. Realizada anteriormente no Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como Minhocão, a partir das janelas de um prédio que dá para a via. Essa é a primeira vez que a peça acontece em outro espaço. Na história, dois navegantes se reúnem para enfrentar o vilão Gatão, um felino que deseja assumir o controle da cidade.

Sesc Pompeia. Rua Clélia, 93, Pompeia, 3871-7700. Domingo (12), 12h. Grátis. Até 2 de setembro.

Navegar: peça sai do Minhocão e vai para o Sesc Pompeia

Navegar: peça sai do Minhocão e vai para o Sesc Pompeia (Sissy Eiko/Divulgação)

Dia dos pais na Pinacoteca

A Pinacoteca costuma ter entrada gratuita apenas aos sábados, mas quem visitar o museu nesse domingo (12) também terá passe livre e poderá aproveitar o PinaFamília, com visitas ao acervo da instituição mescladas a jogos interativos. Às 15h, acontece a apresentação do espetáculo PinaCanção – Uma História Cantada entre Pinturas, onde dois personagens se encontram no museu e recorrem a músicas para descobrir tudo o que envolve o universo artístico.

Pinacoteca de São Paulo. Praça da Luz, 2, Bom Retiro, 3324-1000. Neste domingo (12), 11h às 15h. Grátis.

PinaFamília: passeio deixa a visita ao museu mais interativa e divertida nesse domingo (12)

PinaFamília: passeio deixa a visita ao museu mais interativa e divertida nesse domingo (12) (Christina Rufatto/Veja SP)

CINEMA

Um Lugar Ao Sol

Até domingo (12), o Centro Cultural São Paulo organiza a Mostra Um Lugar ao Sol, que apresenta filmes brasileiros que têm o espaço urbano como personagem principal. No sábado (11), às 15h, os visitantes poderão conferir o filme Casa Grande e, no mesmo horário no domingo (12), o documentário Branco Sai, Preto Fica. Acontecerão também debates e rodas de conversa. A programação completa pode ser conferida aqui!

Centro Cultural da Vergueiro. Até domingo (12). Retirada de ingressos antes de cada sessão.

O Menino e o Mundo O Menino e o Mundo: animação indicada ao Oscar de graça até domingo (12)

O Menino e o Mundo: animação indicada ao Oscar de graça até domingo (12) (Divulgação/Divulgação)

Para quem quiser ficar em casa…

Nesta semana, o nosso crítico de cinema Miguel Barbieri Jr., oferece três filmes que prometem fazer muita gente pensar em ficar em casa para aproveitar: até domingo (12), os leitores do Blog do Miguel poderão assistir O Menino e o Mundo, animação brasileira indicada ao Oscar em 2016, Manifesto, onde Cate Blanchett interpreta diversos personagens, e o nacional A Comédia Divina. Interessante? Clique aqui e descubra como conseguir assistir todos!

As 3 Uiaras de SP City: peça conta a história a história de três mulheres tentando criar um show em meio ao regime militar

As 3 Uiaras de SP City: peça conta a história a história de três mulheres tentando criar um show em meio ao regime militar (Renato Mangolin/Divulgação)

TEATRO

As 3 Uiaras de SP City

Com texto da dramaturga trans Ave Terrena Alves, a peça gira em torno de duas mulheres trans que moram em São Paulo e trabalham como cabeleireiras, garotas de programa e ainda fazem performances em boates na época da ditadura militar. Com a intenção de criar um show musical, a dupla se reúne a uma militante feminista para viabilizar o espetáculo, mas acabam sofrendo com a repressão policial.

Itaú Cultural. Sexta (10) e sábado (11), às 20h; domingo (12), às 19h. Gratuito, com retirada de ingressos uma hora antes do espetáculo. 12 anos.

FILE: instalação mede as ondas cerebrais dos visitantes e as converte em ondas em um oceano virtual

FILE: instalação mede as ondas cerebrais dos visitantes e as converte em ondas em um oceano virtual (Divulgação/Divulgação)

EXPOSIÇÃO

Últimos dias do FILE

No domingo (12) acaba a 19ª edição do FILE – Festival Internacional de Linguagem Eletrônica, realizado no Centro Cultural Ruth Cardoso, o conhecido prédio da Fiesp, na Avenida Paulista. As obras são, em sua maioria, interativas e muitas trabalham com realidade virtual. Um dos destaques da exposição é a instalação You Are the Ocean, da artista turca Ozge Samanci, onde as ondas cerebrais dos participantes são transformadas em ondas de um oceano virtual. É imperdível!

Centro Cultural Fiesp – Ruth Cardoso. Até domingo (12).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s