Continua após publicidade

O que fazer em Higienópolis? Confira um guia com endereços e dicas

Na região central, bairro possui diversidade de passeios

Por Redação VEJA São Paulo Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 15 Maio 2024, 15h43 - Publicado em 14 Maio 2024, 21h23

A região de Higienópolis, no centro de São Paulo, é conhecida pela variedade de locais que vão de passeios ao ar livre a museus, shoppings e restaurantes. Confira as opções. 

Como chegar em Higienópolis

estacao-higienopolis
Movimentação em frente a estação Higienópolis (Arnaldo Lorençato/Veja SP)

O meio de transporte mais recomendado para chegar é o Metrô. A Linha 4-Amarela possui a estação Higienópolis-Mackenzie que desemboca na Rua da Consolação, onde também ficam localizados pontos de ônibus. As informações sobre as linhas e estações estão disponíveis no site metro.sp.gov.br

Passeios ao ar livre em Higienópolis

Parque Buenos Aires

praça-buenos-aires
Praça Buenos Aires (LEO FELTRAN/Divulgação)

O parque, localizado na Avenida Angélica, possui gramado para piquenique, playground, espelho d’água, aparelhos de ginástica e cachorródromo.

O local, tombado pelo CONPRESP em 1992, foi projetado pelo arquiteto paisagista francês Bouvard para preservar a vista sobre o Vale do Anhangabaú.

Praça Buenos Aires. Av. Angélica, 1500 – Higienópolis. Todos os dias, das 6h às 19h. Grátis. 

Continua após a publicidade

Praça Vilaboim

praca-vilaboim
Praça Vilaboim (Divulgação/Divulgação)

A praça localizada na Rua Piauí é um dos principais pontos do bairro. É possível passar uma tarde inteira, já que o local é cercado por por restaurantes, lojas e livrarias. A área, arborizada, possui bancos, banca de revista e  parque infantil. 

Passeios culturais em Higienópolis

Museu de Arte Brasileira FAAP

mab-faap
Vitrais no saguão do MAB FAAP (Fernando Moraes/Veja SP)

Conhecido pelos vitrais coloridos, que representam obras icônicas de diversos artistas brasileiros, o museu foi aberto ao público em 1961. Concebido como um museu de artes visuais, ele é particularizado na arte brasileira. Atualmente o acervo conta também com uma coleção de arte estrangeira, atrelada ao programa de atividades da Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP).

Rua Alagoas, 903, Higienópolis, ☎ 3662-7198. Segunda, quarta, quinta e sexta, 10h/18h; sábado, domingo e feriados, 10h/17h. Grátis. 

Continua após a publicidade

Instituto Artium de Cultura

big-bang-boca-instituto-artium
Uma das salas do Instituto Artium (João Caldas/Divulgação)

Ocupando o centenário Palacete Stahl desde 2021, o Instituto Artium de Cultura, entidade cultural sem fins lucrativos, possui atividades educativas, voltadas para jovens em vulnerabilidade social.

O instituto possui uma programação cultural que conta com exposições e espetáculos. 

Instituto Artium.  R. Piauí, 874 – Higienópolis. De quarta a sexta, das 12h às 18h. Sábados e domingos, das 10h às 18h. ☎ 3660 0130. institutoartium.com

Paço das Artes

Continua após a publicidade

O Paço das Artes está atualmente alocado no Shopping Pátio Higienópolis. O local sedia exposições, cursos e palestras. 

Paço das Artes. R. Dr. Albuquerque Lins, 1345 – Higienópolis. De terça a sábado, das 11h às 19h. Domingo, das 12h às 18h. ☎ 2117 4777. pacodasartes.org.br

Onde comprar em Higienópolis 

Shopping Pátio Higienópolis

Shopping Pátio Higienópolis
Shopping Pátio Higienópolis (Jair Magri/Divulgação)

O Pátio Higienópolis dispõe de áreas abertas arborizadas, com bancos. O terraço no último andar tem área infantil, mesas e, do boulevard, que fica no térreo, há acesso direto para o Museu Paço das Artes. 

Avenida Higienópolis, 618, Higienópolis, ☎ 3823 2300. Acessibilidade. Seg. a sáb., 10h/22h. Dom. e fer., 14h/20h. 15 a 23/12, 10h/23h. 24/12, 10h/18h. iguatemi.com.br/patiohigienopolis.

Continua após a publicidade

Onde comer em Higienópolis

Bar Higienópolis 

creme-de-cenoura-jpg.jpeg
Bar Higienópolis (Divulgação/Divulgação)

Atrás do Cemitério da Consolação, fica um dos bares mais clássicos do bairro. Para molhar a garganta, peça o chope da casa ou um vinho. A porção mista de pastéis traz os sabores carne e queijo e acompanha bem as bebidas.

Bráz

braz-higienopolis
A cobertura exclusiva para Higienópolis combina mussarela de búfala, ricota temperada, molho rústico, berinjela assada, queijo
pecorino e gremolata (Bruno Geraldi/Divulgação)

As pizzas com massa intitulada nuvola, de fermentação longa, têm discos mais macios, elásticos e de grande sabor. Peça a imigrante, feita com o embutido sopressata com mussarela de búfala e tomatinhos ou a clássica margherita. 

Carlota

Continua após a publicidade
carlota-páscoa-bacalhau
Fish and chips de bacalhau: do Carlota (Rodolfo Regini/Divulgação)

Carla Pernambuco está à frente do restaurante de receitas contemporâneas. Entre os raros itens fixos, estão os rolinhos vietnamitas. Feitos de folha de arroz, vêm recheados de camarão, cenoura, pepino, alface-romana e broto de feijão, e são servidos com salada ao molho de redução de tangerina com um toque de gengibre.

Casa Bonometti

Fatia de tiramisu sobre prato
O doce: com bolacha champanhe, café, queijo mascarpone e cacau em pó (Rodolfo Regini/Divulgação)

Nesta padaria, a confeiteira Luciana Bonometti faz biscoitinhos de pistache, avelã, amêndoa ou gianduia, mais açúcar de confeiteiro e claras em neve. Dos salgados, vale provar as focaccias, com massa bem leve, em versões como a caprese, de mussarela de búfala, tomate e manjericão, e a básica só com alecrim.

Ici Bistrô

Comer & Beber 2020/2021 - Delivery - Ici Bistrô
Filé au poivre com batata, impecáveis nas embalagens (Bruno Gerardi/Divulgação)

Com receitas francesas, o espaço é um dos lugares mais românticos da cidade. O chef Benny Novak expede o linguado bem tostado em um dos lados, úmido do outro e mergulhado num molho de creme de leite com cobertura de uvas verdes e cogumelo portobello.

Lanchonete da Cidade

Cachorro-quente coberto por mostarda, salsinha e batata chips sobre bancada avermelhada.
Cachorro-quente Late Late (Mauro Holanda/Divulgação)

A rede de lanchonetes marca presença no Shopping Pátio Higienópolis. O sanduíche amarelinho, de queijo da Serra da Canastra, tomate e ovo frito, pode vir smash, com 100 gramas de carne ou com o bombom, 100% angus, com 180 gramas. 

Lilóri Pães e Doces

lilori-paes-bolos
Padaria Lilóri (Tadeu Brunelli/Divulgação)

O público alérgico a glúten encontra diversas opções na padaria, como o pão de farinha de arroz branco que, depois de ir à chapa, é finalizado com um creme de linhaça que parece requeijão (R$ 8,60). A coxinha, assada e não frita, é feita de massa de batata-doce e recheada de frango orgânico.

Talchá

Chai Masala Talchá
Chai Masala Talchá (Divulgação/Divulgação)

A especialidade da casa são os chás. Há 21 variedades de infusões do cardápio. O limone, de toque cítrico, tem folhas de rooibos combinadas com capim-limão e casca de limão. Nos dias de calor, peça o brisa do mar, infusão gelada de capim-limão, água de coco e maracujá. 

Compartilhe essa matéria via:

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.