Continua após publicidade

Mercado Persa chega à 29ª edição com aulas de dança, shows e feira árabe

Evento acontece no WTC Events Center entre os dias 20 e 23 de abril

Por Júlia Rodrigues
Atualizado em 18 abr 2023, 21h55 - Publicado em 14 abr 2023, 20h44

A 29ª edição do Mercado Persa acontece no WTC Events Center, no Brooklin Novo, entre os dias 20 e 23 de abril. O festival de cultura árabe promove aulas e workshops de dança, shows e feira de produtos, em três palcos simultâneos.

O evento, que hoje chega a receber mais de 8 000 pessoas, começou como uma reunião para alunas de dança do ventre na casa de Shalimar Mattar, 55, no Campo Belo. “Sou descente de libaneses e minha mãe, Samira Samia, foi uma das primeiras professoras da modalidade no país”, conta Shalimar, também professora de dança, que organiza o evento desde 1996.

+Entre dois pianos, Rosana Stavis expõe devaneios da mente em ‘A Aforista’

Com uma programação diversa, que inclui aulas abertas e competições para crianças, adultos e idosos, o festival pretende não só fomentar a cultura árabe, como incentivar o gosto pela arte da dança em todos os públicos. “Não importa o seu corpo, seu peso, gênero ou idade, a dança é uma expressão única de cada ser humano, que todos podem realizar”, explica.

Apesar de focar nos ritmos árabes, como a dança do ventre, o Mercado Persa também promove atividades relacionadas ao balé clássico, à dança cigana, ao jazz e muitas outras categorias.

Continua após a publicidade

Um dos destaques da edição deste ano é a presença da bailarina carioca Ana Botafogo, que ministra uma palestra sobre a profissão na sexta (21), às 10h30. O bailarino pernambucano Jaime Arôxa, por sua vez, ministra um workshop de salsa e zouk, ritmo nascido no Caribe, também na sexta.

Shalimar tem um workshop próprio, no qual ensina uma técnica que desenvolveu nos últimos anos, chamada de circle dance. “É uma modalidade em que se usa uma bola. É ótima não só como esporte e arte, mas também para trabalhar a coordenação em crianças e idosos”, diz a professora.

Para participar dos workshops, é necessário fazer uma inscrição prévia no site do evento. Os cursos são pagos a parte, mas dão direito a permanecer no festival até o final da programação do dia.

+ Sucessso de público, peça ‘A Herança’ faz nova temporada

Continua após a publicidade

Na noite de sexta (21), acontece o espetáculo Folclore – O Poder do Conhecimento, que conta as histórias de diferentes povos a partir de suas danças típicas e, na noite de sábado (22), é a vez do cantor sírio naturalizado brasileiro Tony Mouzayek entreter o público com o show Oásis. Ambas as atrações são pagas a parte e custam R$ 200,00.

Completam a programação uma feira com produtos árabes, como bijuterias, óleos essenciais e velas, além de itens voltados a artistas e dançarinos. Estilistas também apresentam suas coleções de figurinos em desfiles no palco.

“O Mercado Persa é também uma oportunidade de aquecer o mercado. Com o passar dos anos, o segmento da dança árabe se organizou bastante com o festival, tanto que foram surgindo outros menores pelo país”, diz Shalimar.

Compartilhe essa matéria via:
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.