Clique e assine por apenas 6,90/mês

Como ter e cuidar de uma horta em casa

Plantar temperos e hortaliças aproxima nossa relação com a comida e pode até aliviar as contas

Por Gabrielli Menezes - Atualizado em 22 May 2020, 16h44 - Publicado em 15 May 2020, 07h00

Alana Rox, sócia do vegano Purana.co, e Viviane Gonçalves, dona do variado Chef Vivi, têm em comum um ritual praticado fora da cozinha e, ainda assim, pertinho dos alimentos: o cultivo de temperos e hortaliças.

Viviane Gonçalves, do ChefVivi: da horta para o prato do cliente Arquivo pessoal/Divulgação

+Assine a Vejinha por apenas R$ 6,90/mês

Viviane mantém no quintal de casa, no bairro Sumaré, uma horta com trinta espécies. O cultivo, que abastece parte da demanda de seu restaurante, tornou-se uma terapia, em especial nos tempos de Covid- 19. “Cuidar da terra é o que mais me tem feito bem. Desde que comecei a plantar, nunca mais comi a mesma alface. Sinto um respeito muito grande pelos alimentos”, diz.

Na sacada do apartamento em Pinheiros, Alana divide em vasos de chão e em um jardim vertical melissa, morango, taioba, azedinha, entre outras plantas. “Além de trazer energia para casa, o plantio alivia os custos de mercado com orgânicos”, comemora a cozinheira, que não usa produtos de origem animal.

Continua após a publicidade

Mesmo sem varanda nem espaço externo, o sonho da horta própria é possível de ser realizado, desde que haja um local com incidência direta de luz solar pelo menos quatro horas por dia. “Há a turma que tem pressa e compra mudas e também o grupo que começa a horta do zero, com sementes. Nesse caso, é preciso ter mais paciência”, afirma Carol Costa, do portal Minhas Plantas.

No site de vendas para jardinagem Plantei, a semente de mais saída é a de manjericão. “É fácil de germinar”, afirma Bruno Vieira, CEO da página especializada. Para garantir o sucesso da empreitada, é necessário ficar atento às exigências de água, luz e adubo de cada planta.

Confira algumas dicas no quadro abaixo:

VEJA SP/Veja SP

+Assine a Vejinha por apenas R$ 6,90/mês

Publicidade