Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br

“Comer & Beber” 2013: tendências no mundo da gastronomia

Confira um balanço do que aconteceu desde a última edição do especial e algumas tendências que darão o que falar

Por Redação VEJA SÃO PAULO
18 out 2013, 02h00 • Atualizado em 16 Maio 2024, 17h02
Massimo - Comer & Beber 2013
Massimo - Comer & Beber 2013 (Roberto loffel/)
Continua após publicidade
  • Um balanço do que aconteceu desde a última edição do “Comer & Beber” e algumas tendências que darão o que falar:

    + Tudo sobre o “Comer & Beber” 2013

    Banalização do gourmet – A palavra de origem francesa, usada para definir alguém que conhece e aprecia bons pratos e bebidas, transformou-se num adjetivo. Além de brigadeiro e café, ganharam o sobrenome gourmet coxinha, pastel, pipoca e até cachorro-quente. O que virá mais?

    Chefs no bar – Cozinheiros de restaurantes bacanas têm levado sua experiência para os bares. Mudaram de lado do balcão, ou passaram a jogar nas duas posições, Salvatore Loi e Paulo Barros (Mozza), Carlos Bertolazzi (Karavelle Brewpub), Henrique Fogaça (Cão Véio), Fabio Koyama e Sérgio Kubo (Minato Izakaya), Bruce Le Greco (Forquilha) e Daniel Brum (Barteco)

    Modinhas

    Continua após a publicidade
    • Aperol spritz: o drinque feito com prosecco, Aperol, club soda e uma fatia de laranja tem se firmado como a pedida do momento nos bares

     

    Reviravolta em dois italianos

    Continua após a publicidade
    • Massimo: templo da alta gastronomia paulistana, frequentado por presidentes, ministros, grandes empresários e celebridades, a casa encerrou as atividades no dia 28 de setembro, depois de uma história de 37 anos
    • Gigetto: inaugurado em 1938, o restaurante considerado “pai das cantinas” passou 44 anos na Rua Avanhandava, no centro. Nos próximos dias, promete reiniciar suas atividades na Rua 13 de Maio, no coração do Bixiga

    Eles farão falta – Dois nomes importantes do churrasco faleceram neste ano: Marcos Bassi, do Templo da Carne, e Roberto Macedo, do Rodeio. Também partiram os italianos Nello De Rossi, fundador da cantina Nello’s — e famoso pelo bordão “Bonita camisa, Fernandinho!”, usado em um comercial de TV —, e Giancarlo Marcheggiani, chef do Italy. E ainda o elegante Armando Coelho Borges, que foi crítico de restaurantes de VEJA SÃO PAULO

    No iPad – Esta edição especial de VEJA SÃO PAULO está disponível para o iPad, junto com VEJA. Entre na App Store, baixe o aplicativo VEJA no seu tablet, busque pela edição e faça o download

    Continua após a publicidade
    feirinha gastronômica - Comer & Beber 2013
    feirinha gastronômica – Comer & Beber 2013 ()

    Comida de rua

    • Pode virar lei: a Câmara Municipal aprovou um projeto para regulamentar a atividade de venda de comida de rua (hoje só vans de cachorro-quente podem ter licença). Para se tornar lei, a proposta precisa passar por outra votação e receber a sanção do prefeito Fernando Haddad
    Continua após a publicidade
    • Pela janela: uma vez por mês, o Tordesilhas serve o caldinho paraense tacacá aos clientes na calçada da Alameda Tietê. É um sucesso

    Sobe

    • Wine bars: antes restritos a importadoras, os bares de vinhos agora têm espaço próprio e caprichado. Neste ano foram abertos quatro deles
    • Produtos sem lactose nem glúten: entraram para valer no cardápio de restaurantes, lanchonetes, docerias e nas gôndolas de supermercados
    Continua após a publicidade

    Desce

    • Frozen yogurt: não pegou por aqui como em terras cariocas. Muitas lojas fecharam as portas, e as que permanecem ficaram restritas aos shoppings
    • Bolinho de arroz: para os donos de bares, a clientela não quer mais saber do quitute. Prefere o arancino, de origem italiana e feito com arroz arbóreo
    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 29,90/mês