Continua após publicidade

Rabo de galo ganha versões modernas em bares badalados da capital

Drinque tem até eventos especializados

Por Catherine Barros Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 jan 2022, 09h14 - Publicado em 29 set 2017, 06h00
Rabo de galo do Riviera: Cynar e Angostura (Mario Rodrigues/Veja SP)
Continua após publicidade

Popular há décadas em botequins, onde a dose custa a partir de 5 reais, o rabo de galo estendeu sua presença a ares mais sofisticados. Desde o ano passado, o drinque à base de vermute e cachaça ganhou novos ingredientes, visibilidade em bares badalados e, claro, preços mais altos.

Entre as casas que o adotaram está o Riviera, na Avenida Paulista, que incluiu Cynar e Angostura à receita (24 reais). No Guarita, em Pinheiros, a mistura leva dois tipos de cachaça, vermute e Cynar (26 reais). E no Empório Sagarana o copo vem com infusão de saúva (a formiga entra para dar notas de eucalipto e de capim-santo à bebida) e extrato de carvalho (15 reais).

O fenômeno rendeu um evento, o 1º Concurso Nacional de Rabo de Galo, em agosto, no Clube Atlético São Paulo, na Consolação. Durante dois dias, profissionais da área ministraram workshops e criaram variações do drinque. “Ele tem tradição e história no Brasil”, defende o premiado bartender Derivan de Souza, do bar Número, na Consolação, organizador do concurso. “Vamos levá- lo à fama internacional, como ocorre com a caipirinha”, completa.

Até este domingo (1º), a cidade abriga também a segunda edição do Projeto Rabo de Galo, no qual bares apresentam suas versões da bebida.

A mistura começou sua trajetória por aqui em 1954, quando o gigante italiano Cinzano abriu uma fábrica na capital. Ao pesquisar os hábitos etílicos dos brasileiros, a empresa constatou que a cachaça se destacava. Criou então um mix entre a preferência nacional e o seu principal produto, o vermute. Para batizá-lo, apenas traduziu a palavra inglesa cocktail (cock significa galo, e tail, rabo). Assim nascia um clássico.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Semana Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de 35,60/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.