Continua após publicidade

Receitas criativas para aproveitar as sobras da ceia de Natal

Chefs de cozinha ensinam a preparar pratos como fritada de peru e naked cake de panetone

Por Redação VEJASAOPAULO.COM
Atualizado em 16 Maio 2024, 16h44 - Publicado em 18 dez 2013, 12h42

A ceia natalina reúne diversos pratos em porções para lá de fartas e, embora a comilança na data costume ser afiada, as sobras são inevitáveis. Com um pouco de criatividade, no entanto, ao invés de requentar o peru é possível reaproveitar esses alimentos em novas receitas.

Para elaborar o almoço do dia 25, consultamos alguns chefs de cozinha que deram dicas de como preparar novos pratos com os restos da ceia.

+ Das compras à decoração, um manual para organizar a ceia

+ Dicas de presentes, lojas, receitas e muito mais sobre o Natal

+ Especialistas avaliam 20 panetones de supermercado: confira o resultado

Continua após a publicidade

Grande estrela do jantar, o peru assume papel de coadjuvante na “fritada um pouco de tudo” de Carlos Ribeiro, chef do restaurante Na Cozinha. A receita, à base de arroz e espuma de ovos, foi criada por sua mãe, dona Walkyria, e pode mesclar a ave com pernil, tender e bacalhau. “Como a ideia é não desperdiçar, vale usar todos os restos juntos e misturados”, diz ele.

O risoto com ragu de pernil, sugerido pelo chef Alexandre Romano, do Ella., também aproveita ao máximo o corte suíno. Além da carne que aparece misturada ao arroz, o osso do animal é usado para preparar o caldo do cozimento.

Para a sobremesa, a dica é usar os panetones que sobrarem para preparar um “naked cake” (bolo pelado, sem cobertura) recheado de brigadeiro branco. O preparo do doce é fácil, fácil.

Confira abaixo:

Publicidade
1/6
O chef Marcelo Tanus ensina a preparar um inusitado prato com as sobras da ceia de Natal  ( / Salada com chester ou peru ao molho oriental picante)
2/6
As chefs Carla Pernambuco e Carolina Brandão, do Las Chicas, ensinam a preparar o prato com as sobras da ceia de Natal ( / Salada de grãos, lentilha, damasco e amêndoas)
3/6
Carlos Ribeiro, do Na Cozinha, mostra como se faz um mexidão com espuma de ovos à base de peru, bacalhau, pernil ou tender ( / Chef ensina a preparar uma fritada com as sobras do Natal)
4/6
O chef Alexandre Romano, do Ella., mostra como aproveitar a carne e o osso do corte suíno para preparar o prato ( / Risoto com ragu de pernil)
5/6
O confeiteiro Alex Coelho ensina a preparar um bolo pelado com o tradicional quitute natalino  ( / Naked cake de panetone com brigadeiro branco)
6/6
O chef Pedro Vita ensina a transformar o chester servido na ceia de Natal em uma entrada à base de lascas de carne ( / Carpaccio de chester com chutney de abacaxi e nozes)

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.