Clique e assine por apenas 6,90/mês

Heloisa Bacellar é a Quituteira do Ano

Vencedora do COMER&BEBER 2017, a irrequieta cozinheira trabalha para tirar da trivialidade as comidinhas do dia a dia

Por Fábio Galib - Atualizado em 11 out 2017, 14h37 - Publicado em 27 set 2017, 16h47

O lugar de Heloisa Bacellar é na cozinha. Não só a do Lá da Venda, mas principalmente a de sua casa no Pacaembu. Em meio a uma infindável coleção de panelas e utensílios, que junta desde menina, ela se põe a inventar e testar receitas, uma atrás da outra, dia após dia.

Se encontra um caqui bonito no sacolão do bairro ou se o marido, o historiador Carlos Bacellar, traz frango da fazenda, Helô corre para o fogão. “Não consigo sentar nem para tomar café da manhã”, diz a chef de 53 anos, formada há mais de vinte na Le Cordon Bleu e autora de sete livros.

As técnicas que ela aprendeu na escola francesa — e vem aprimorando ao longo do tempo — servem para tirar da trivialidade as comidinhas de ares interioranos que lhe renderam o devido reconhecimento.

Nessa lista entram o pão de queijo, bom como poucos na cidade, e mesmo o simples pacotinho de ricota, deliciosamente incrementado com castanha-de-caju, cuja massa leva iogurte para dar leveza. Mais recentemente, também passou a produzir pratos congelados, temperos, misturas para bolos…

Continua após a publicidade

Além de alimentar o cardápio de suas casas, desde julho essas experiências ao fogão abastecem um site e um canal no Youtube. “Adoro comida gostosa, feita com bons ingredientes”, afirma. Quem frequenta seus estabelecimentos sabe muito bem disso.

Publicidade