Continua após publicidade

Tradicional reduto de samba, Bar do Cidão fecha as portas

Aberto nos anos 90, o boteco cult de Pinheiros serviu sua última cerveja na manhã desta quarta (15); local vai dar lugar a um edifício

Por Saulo Yassuda
Atualizado em 20 jan 2022, 09h23 - Publicado em 15 jan 2014, 14h26

Ponto de encontro de amantes do samba, o Bar do Cidão, em Pinheiros, fechou as portas definitivamente. A roda de samba de despedida durou até as 6h desta quarta (15). Hoje, a dona do bar, Rose de Melo, entrega o imóvel ao proprietário.

+  Confira a programação dos ensaios das escolas de samba

O local vai ir abaixo para dar espaço a um edifício — ela não soube revelar se residencial ou comercial. Alguns imóveis ao fundo e ao lado do boteco já foram demolidos para dar espaço ao empreendimento. “Eu continuaria numa boa”, afirma a proprietária.

Apesar de pequeno e muito simples, o ambiente do finado bar — com paredes de azulejo antigo, mesas simplórias e fotos nas paredes — atraía músicos, universitários e turistas estrangeiros descolados desde 1997.

O mérito era das animadas rodas de samba de raiz, que deixavam o público de pé até altas horas. Cervejas em garrafa, cachaças e encorpados caldinhos faziam a alegria da clientela.

Continua após a publicidade

Em 2012, o bar perdeu seu fundador, Aparecido Pereira de Melo, o Cidão, um ex-motorista de carreta. A viúva, Rose, comandava desde então o negócio, mantendo a autenticidade do local.

Rose vai mudar de ramo. “O ano de 2012 foi muito bom de dinheiro; 2013 nem tanto”, revela a ex-dona de boteco. Sua próxima empreitada é abrir uma casa de bolos na região de Pirituba. “É uma chance de eu poder trabalhar durante o dia”, diz.

Vai sentir saudades? A capital tem boas opções de bar de samba. Algumas delas abaixo:

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.