Avatar do usuário logado
Usuário
OLÁ, Usuário
Ícone de fechar alerta de notificações
Avatar do usuário logado
Usuário

Usuário

email@usuario.com.br
Imagem Blog

Poder SP - Por Sérgio Quintella

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Sérgio Quintella é repórter de cidades e trabalha na Vejinha desde 2015

Com orçamento recorde e troca de secretários, Ricardo Nunes toma posse

Atual mandatário foi reeleito ao vencer Guilherme Boulos no segundo turno

Por Sérgio Quintella Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
1 jan 2025, 09h54 •
Ricardo Nunes, na sede da prefeitura: mais quatro anos
Ricardo Nunes, na sede da prefeitura: mais quatro anos (Wanezza Soares/Veja SP)
Continua após publicidade
  • Eleito em outubro passado com 3,3 milhões de votos, Ricardo Nunes toma posse nesta quarta (1) para mais quatro anos à frente da prefeitura paulistana. A cerimônia ocorrerá na Câmara Municipal, a partir das 15h.

    Na mesma hora, os 55 parlamentares eleitos também tomarão posse e passarão a decidir sobre quem presidirá o Legislativo. O favorito é o vereador Ricardo Teixeira, do União Brasil.

    Da Câmara, de onde discursará, Ricardo Nunes seguirá para o Theatro Municipal, para a sequência do evento solene do início do mandato. O evento está marcado para as 16h30 e será restrito a convidados e à imprensa.

    Com novos secretários e outros remanescentes da gestão passada (veja a lista completa no final da reportagem), o mandatário terá pela primeira vez a figura de um vice-prefeito. Indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Mello Araújo ficará com a pasta de Projetos Estratégicos.

    Outros nomes, como o ex-prefeito de São Bernardo do Campo Orlando Morando (Segurança Urbana) e Rogério Lins, de Osasco (Esportes e Lazer), também estão entre os anunciados.

    Continua após a publicidade

    Outra novidade no mandato que se inicia hoje será o tamanho do orçamento municipal. Os 125 bilhões de reais aprovados pela Câmara correspondem a um aumento de 12% na comparação com o período anterior.  Trata-se de um recorde.

    Com tanto dinheiro circulando pelo caixa, Ricardo Nunes tem pela frente o desafio de destravar novas e velhas promessas.

    Uma delas é entregar, nos próximos quatro anos, os 40 quilômetros de corredores de ônibus prometidos para o primeiro governo. Desse montante, apenas 4,1 quilômetros ficaram prontos.

    Continua após a publicidade

    Um dos maiores projetos, o BRT da Radial Leste, que já foi licitado, teve seu início efetivado e o reflexo das interdições começarão a ser percebidos pela população a partir deste mês, conforme Vejinha mostrou no fim do mês passado.

    Também deverá sair do papel o transporte aquático na Represa de Guarapiranga, a exemplo do que ocorreu na vizinha Billings.

    Também estão no radar de Nunes outras promessas e desafios, tanto de governo quanto de campanha: aumento de pressão contra a Enel após novo apagão, instalação das 40 000 câmeras da Smart Sampa, construção de moradias populares, contratação de 2 000 guardas municipais e a situação das pessoas que vivem nas ruas.

    Continua após a publicidade

    Confira abaixo todos os secretários nomeados. Em negrito estão os auxiliares que foram mantidos no cargo.

    • Governo: Edson Aparecido
    • Urbanismo e Licenciamento: Elisabete França
    • Infraestrutura e Obras: Marcos Monteiro
    • Esportes: Rogério Lins Desenvolvimento Econômico
    • Rodrigo Goulart
    • Gestão: Marcela Arruda
    • Projetos Estratégicos: Coronel Mello Araújo
    • Relações Internacionais: Angela Gandra
    • Meio Ambiente: Rodrigo Ashiuchi
    • Mobilidade e Trânsito: Gilmar Miranda
    • Segurança Urbana: Orlando Morando
    • Subprefeituras: Fabrício Cobra (ex- Casa Civil)
    • Pessoa com Deficiência: Silvia Grecco
    • Procuradoria-Geral: Luciana Sant’Ana Nardi
    • Transporte e Mobilidade Urbana: Celso Jorge Caldeira
    • Assistência Social: Eliana Gomes
    • Casa Civil: Enrico Misasi
    • Comunicação: Fábio Portela
    • Cultura e Economia Criativa: Totó Parente
    • Educação: Fernando Padula 
    • Saúde: Luiz Carlos Zamarco

     

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    Domine o fato. Confie na fonte.
    15 marcas que você confia. Uma assinatura que vale por todas
    Impressa + Digital no App
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital no App

    Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

    Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
    *Assinantes da cidade do SP

    A partir de 35,90/mês