O drinque que muda de cor servido na posse de Lula
A mistura colorida com flor de clitória foi a sugestão da chef Bela Gil
No jantar da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aconteceu na noite de ontem no Palácio do Itamaraty, um drinque foi sugerido pela chef Bela Gil: gim-tônica com flor de clitória.
+ Os melhores drinques que provei em 2022
Em geral, a mistura de gim e tônica não tem muito segredo. O diferencial ali é que o destilado era tingido com flor de clitória, conhecida pela cor azulada. O mais legal é que o líquido costuma mudar de cor para quase lilás ao ser combinado à água tônica e ao limão.a
Nos últimos anos, drinques azulados vêm fazendo a cabeça dos bartenders que utilizam a flor para tingir bebidas. No restaurante de Bela Gil na Vila Madalena, o Camélia Ódódó, a mistura é servida por 43 reais e chama gil tônica. Vale lembrar que Bela Gil foi considerada a chef revelação por VEJA SÃO PAULO COMER & BEBER em 2021.
O jantar, oferecido a chefes de estado e outras autoridades, teve cardápio com pratos de Morena Leite, Kátia Barbosa, Paulo Machado, Kalymaracaya Nogueira, Nara Amaral, Ieda de Matos e Saulo Jennings, além de acarejé do Casa de Mainha.
Para ficar por dentro do universo dos bares e da gastronomia, siga @sauloyassuda no Instagram e no Twitter.