Imagem Blog

Notas Etílicas - Por Saulo Yassuda

Por Saulo Yassuda
O jornalista Saulo Yassuda cobre cultura e gastronomia. Faz críticas de bares na Vejinha há dez anos. Dá pitacos sobre vinhos, destilados e outros assuntos
Continua após publicidade

Morre Valdecyr Picolo, fundador do Frangó

O empresário abriu o tradicional bar da Freguesia do Ó em 1987 como uma rotisseria e foi um dos responsáveis por afinar a famosa receita da coxinha

Por Saulo Yassuda Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 19 out 2023, 01h27 - Publicado em 18 out 2023, 23h51

Um dos bares mais célebres não só da Zona Norte como da cidade toda, o Frangó perdeu um de seus fundadores na tarde desta quarta (18): Valdecyr Picolo, aos 91 anos.

Por um bom tempo, o empresário foi responsável por produzir as coxinhas e o frango grelhado que fizeram a fama do lugar. Participou ativamente do atendimento com o filho Cassio Piccolo e o sócio Norberto D’Oliveira até 2017.

Com o tempo, diminuiu as idas ao estabelecimento por questões de saúde, mas ainda o frequentava vez ou outra, mesmo após as complicações de um câncer. “Sempre com muito (alto) astral”, diz Norberto. “Foi impressionante a força do Valdecyr, que é Piccolo (pequeno) só no nome.”

Fachada de casarão
A fachada do Frangó nos anos 90: tradição etílica na Zona Norte (Divulgação/Veja SP)

“Meu pai não consegue sair de lá”, disse o filho Cassio em entrevista ao programa Bons de Garfos, de VEJA, em 2016. “O Frangó é a vida dele, boa parte da vida dele. Então ele ama aquilo lá, e mesmo tendo hoje certa dificuldade com o joelho, não importa, ele está lá no meio das pessoas, aquilo é fundamental na vida dele. Ele só vai sair de lá quando não tiver como mesmo.”

Continua após a publicidade

Quando foi fundado por Valdecyr, em agosto de 1987, o bar era uma rotisseria, que vendia bolos, tortas e frango assado. Pouco a pouco, começou a servir cervejas diferentes e teve a receita da coxinha aprimorada.

Valdecyr deixa a esposa Maria e os filhos Cassio, Roseli e Vagner. Entre os netos, João Piccolo, bartender do Bargo Mooca. O velório será realizado na manhã desta quinta (19) no Cemitério Morumby.

BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.