Fabio La Pietra deixa o SubAstor para montar bar-café italiano
Depois de doze anos na casa pioneira na coquetelaria, bartender, nascido na Puglia, ingressa no grupo do Bottega Bernacca
Fabio La Pietra deixou o SubAstor, onde trabalhava desde março de 2013 (com uma pausa entre 2016 e 2017, quando passou pelo extinto Peppino Bar). “Com doze anos de empresa, cheguei no momento de falar: ‘O.K., meu trabalho está feito’”, pontua o profissional italiano de 36 anos, que conquistou o prêmio de bartender do ano pelo COMER & BEBER em 2013.
Se, desde quando chegou ao Brasil, Fabio cansou seus neurônios na busca por ingredientes nativos locais, agora está de volta às origens. Cuidará de um bar-café italiano do Grupo Bernacca, o Caffé Anar.Cord, nome inspirado na obra Amarcord, de Federico Fellini, a ser aberto até junho. “Se tem um conceito que quero levar para vida, é minha marca e minha origem”, diz.
O espaço ficará ao lado do número 826 da Rua Padre João Manuel, nos Jardins, colado à primeira unidade do Bottega Bernacca (hoje, o grupo possui cinco casas dessa marca). Terá só quinze lugares mais dois parklets e mesas externas.
O menu vai se pautar em “cafés e aperitivos”, com drinques de amaros, vermutes e vinhos fortificados, sem esquecer a brasilidade. “Entram em jogo nessa identidade clássica produtos que temos no Brasil”, explica. No grupo, o novo bar manager cuidará de fortalecer a venda de coquetéis também no japonês Kuro (o melhor da categoria pelo COMER & BEBER 2024) e afinar o bar de coquetelaria Shiro.
Vai se dedicar ainda à abertura de um Bottega Bernacca em Barcelona, prevista para setembro — ficará assim mais perto de sua Europa natal e manterá o contato com endereços de fora, fundamental para ser lembrado em rankings de bares.
No SubAstor, um pioneiro da coquetelaria nacional premiado em 2009, 2010, 2013 e 2015 pelo COMER & BEBER e hoje com três endereços, Alex Sepulchro segue como head bartender e acumula a função de embaixador, papel de Fabio nos últimos anos. “Agora é como se eu fosse o rosto da marca. A parte de criação já era minha”, diz Alex.
Publicado em VEJA São Paulo de 21 de março de 2025, edição nº 2936.
BAIXE O APP COMER & BEBER E ESCOLHA UM ESTABELECIMENTO:
IOS: https://abr.ai/comerebeber-ios
ANDROID: https://abr.ai/comerebeber-android
Conheça o Assador, novo rodízio do fundador do Fogo de Chão
Vera Magalhães encerra contrato com a TV Cultura; veja pronunciamento
Morre em SP jornalista Conrado Corsalette, aos 47 anos
Filha de Olavo de Carvalho, Heloísa de Carvalho morre aos 56 anos em Atibaia
Mulher de 63 anos sofre estelionato durante corrida de táxi no centro de SP





