Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

Kleber Mendonça Filho conecta vida pessoal com o passado de Recife

'Retratos Fantasmas' está em cartaz nos cinemas; documentário é um registro importante de que as salas de rua são locais a serem preservados

Por Barbara Demerov
1 set 2023, 06h00

✪✪✪✪ Existem três vértices principais em Retratos Fantasmas, novo documentário de Kleber Mendonça Filho (Aquarius e Bacurau), atualmente nos cinemas: a história pessoal do diretor, as antigas salas de exibição de filmes no centro do Recife, e o passar dos anos na capital pernambucana.

+MIS abre vendas para exposição ‘Terror no Cinema’

Ao falar de si, Kleber alcança o passado de uma cidade toda, a herança cultural que ela carrega e, claro, o impacto do cinema nisso tudo. Tal conexão, que vai do pessoal ao coletivo de forma natural, é tratada de maneira bem-humorada e com riqueza de imagens de arquivo, coletadas ao longo das décadas.

Além dos cinemas, que são personagens completos, há pessoas como Alexandre, que foi projetista do cinema São Luiz e é registrado pelas câmeras. E, mesmo para quem mora em São Paulo, distante mais de 2 500 km de onde foram registradas as cenas, é fácil se identificar com o contexto todo. Afinal, a soma de verticalização do espaço urbano, abandono da região central e transformação da paisagem são também uma realidade bastante presente por aqui.

Para além da reflexão social, fala mais alto o amor pelos filmes e como eles ajudam a formar uma memória comum. Em tempos nos quais a experiência de frequentar um cinema de rua fica cada vez mais rara, Retratos Fantasmas é um registro importante de que estes são locais a serem preservados. “É muita história”, define o cineasta, durante sua sensível narração. E é mesmo.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 01º de setembro de 2023, edição nº 2857

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.