Imagem Blog

Filmes e Séries - Por Barbara Demerov Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO

Aqui você encontra críticas, entrevistas e as principais novidades sobre o mundo do cinema e do streaming
Continua após publicidade

‘João Sem Deus’ joga luz nos traumas de mulheres ligadas ao médium

Marco Nanini, Bianca Comparato e Karine Teles estrelam série produzida pelo Canal Brasil e disponível no Globoplay +Canais

Por Barbara Demerov
3 nov 2023, 06h00

✪✪✪✪ Depois de duas séries documentais e dezenas de reportagens, é a vez de uma versão ficcionalizada das denúncias contra João de Deus ganhar as telas.

+Matthew Perry: perdemos um velho amigo

A minissérie João Sem Deus – A Queda de Abadiânia, produzida pelo Canal Brasil e disponível no Globoplay +Canais, centra sua ação na sequência de eventos quando os primeiros relatos de mulheres abusadas pelo médium vieram à tona.

Porém, numa escolha que se destaca, o foco é nas pessoas que trabalhavam na Casa de Dom Inácio de Loyola, pegas de surpresa pelas acusações. Bianca Comparato vive Carmen, fiel seguidora do médium (interpretado por Marco Nanini), que vê suas crenças ruírem conforme toma conhecimento dos abusos cometidos praticamente abaixo de seu nariz.

Continua após a publicidade

Seu núcleo familiar é formado ainda pelo marido (Antonio Saboia) e filha (Maria Clara Strambi), ambos também funcionários do local e sacudidos, ainda que de maneiras diferentes, pelas notícias. Já sua irmã Cecília (Karine Teles) é uma das mulheres que denunciam João, e retorna de Portugal ao lado de uma jornalista responsável por cobrir os acontecimentos.

A manipulação da fé e das relações de poder são alguns temas que ganham força na obra, criada por Patrícia Corso e Leonardo Moreira, com direção da cineasta Marina Person.

Mas o que mais salta aos olhos é a forma delicada com que as personagens femininas são tratadas, com suas dúvidas, angústias e raiva diante daquela situação. As mulheres são retratadas sem sentimentalismo, valorizando os pontos de encontros e empatia entre elas.

Continua após a publicidade

Publicado em VEJA São Paulo de 03 de novembro de 2023, edição nº 2866

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Para curtir o melhor de São Paulo!
Receba VEJA e VEJA SP impressas e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.
Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique.

Assinando Veja você recebe semanalmente Veja SP* e tem acesso ilimitado ao site e às edições digitais nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.
*Para assinantes da cidade de São Paulo

a partir de R$ 39,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.