Chloé Zhao sobre Eternos: “Aceitei fazer parte como cineasta e fã”
Admiradora da Marvel há anos, Chloé dirige o filme que apresenta o novo grupo de super-heróis do MCU; Eternos já está em cartaz nos cinemas
Fãs do mundo inteiro conhecerão os novos super-heróis da Marvel com a estreia de Eternos. O filme é o 25º longa do Universo Cinematográfico Marvel e apresenta 10 super-heróis inéditos nas telas, vindos de outro planeta e que protegeram a Terra desde os primórdios da humanidade. Quando criaturas monstruosas chamadas Deviantes, que pareciam ter desaparecido há muito tempo, retornam misteriosamente, os Eternos são forçados a se reunir para defender a humanidade mais uma vez.
Além do elenco repleto de estrelas como Angelina Jolie, Gemma Chan, Richard Madden, Kumail Nanjiani, Lauren Ridloff, Kit Harington e Salma Hayek, o filme é dirigido pela cineasta chinesa Chloé Zhao, conhecida pelo sucesso de Nomadland na temporada de premiações, sendo a primeira mulher asiática a ganhar o Oscar de Melhor Direção.
Nate Moore, produtor de Eternos, explica como ocorreu a escolha da cineasta para o filme: “Chloé é um tipo raro de cineasta, que detém não apenas a capacidade de encontrar momentos humanos reais, mas também de criar e entregar ficção científica da mais alta qualidade. Ficamos muito empolgados ao ver o trabalho dela com o elenco de Eternos. Ela capturou aqueles momentos especiais que dão aos filmes do MCU essência e credibilidade, e permitiu que cada um dos dez Eternos tivesse uma voz e uma presença distintas. E ela não tem medo de acolher o humor excêntrico em momentos inesperados, o que deu o tom do filme. Sua visão e paixão pelo projeto são inigualáveis”.
Juntar-se ao MCU (Universo Cinematográfico Marvel) e assumir o comando de um filme do tamanho de Eternos foi um desafio bem-vindo para Zhao, que sempre foi uma grande fã da Marvel. “O MCU tem muita essência – é um mundo cheio de personagens incríveis e aventuras épicas”, diz ela. “É feito por pessoas que realmente amam contar histórias e têm um imenso respeito por seus fãs. Aceitei fazer parte do processo como cineasta e como fã. Poder fazer um filme independente, mas também celebrar o que antecedeu antes desse momento, expandir a mitologia e moldar o futuro do MCU, foi um desafio emocionante do qual eu me honro de ter feito parte”.
Com Chloé na direção, Eternos se tornou diferente de todos os filmes que antecedem esse universo por diversos fatores, entre eles, o seu estilo de filmagem particular. Com uma paleta de cores própria, o filme apresenta um estilo naturalista baseado em locações, pois Chloé queria que as filmagens acontecessem em locais reais. “Para contar essa história, precisávamos capturar tanto o épico quanto o íntimo e reunir visualmente esses elementos”, explica. “Filmamos principalmente nas próprias locações. Usamos lentes esféricas grande-angulares e foco profundo para explorar a relação entre os personagens e o mundo em que vivem.”
Exemplo disso é a primeira vez que os dez Eternos aparecem juntos vestidos de super-heróis. Eles estão no topo de um penhasco com o mar quebrando atrás deles e um pôr do sol deslumbrante. A cena foi filmada em Fuerteventura, na Espanha, ao pôr do sol, que é a hora do dia preferida de Chloé Zhao para filmar pois traz um tom natural nas imagens.
Leia a crítica de Eternos aqui.