Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês
Filmes e Séries - Por Barbara Demerov

Chloé Zhao é a 2ª mulher a receber o prêmio de Melhor Direção no Oscar

Premiação acontece há 93 anos; antes de Zhao, apenas a diretora Kathryn Bigelow venceu a categoria com o filme Guerra do Terror

Por Barbara Demerov 25 abr 2021, 22h08

O Oscar 2021 acaba de fazer história. Além de o evento ter se reinventado neste ano de pandemia e se dividido em dois locais para conter aglomerações, algo muito esperado aconteceu: a diretora Chloé Zhao, de Nomadland, venceu a categoria de Melhor Direção.

Com isso, Zhao se torna a segunda mulher a vencer nesta categoria. A primeira foi Kathryn Bigelow, que em 2010 foi agraciada por seu trabalho na direção do drama Guerra do Terror. O Oscar já acontece há 93 anos.

Além disso, esta foi apenas a terceira vez em que mais de um filme dirigido por mulher disputou a principal categoria. Isso só aconteceu em 2010 e 2011.

Nomadland conta a história de Fern (Frances McDormand, também indicada ao Oscar), uma viúva que passa a viver em sua van após perder a casa, o marido e a própria cidade durante a crise econômica de 2008 que atingiu os Estados Unidos. O filme estreia em 29/04 nos cinemas brasileiros, mas algumas salas do país já estão exibindo a obra em sessões de pré-estreia.

Continua após a publicidade
Publicidade